Seminário aproximou a Unijuí da Universidade Nacional de Misiones para atividades de intercâmbio - Unijuí

Com o objetivo de estreitar relações e projetar atividades de intercâmbio e integração para cursos de graduação e pós-graduação, foi realizado, nesta segunda e terça-feira, o Seminário de Internacionalização e Integração Regional UNIJUÍ/UNAM. Uma delegação de 14 pessoas de diversas áreas da Universidade Nacional de Misiones, da Argentina, liderada pela Reitora Alicia Bohren, esteve em Ijuí para debater estas possibilidades de cooperação, que se estendem para pesquisa, extensão, inovação e cultura entre estudantes, professores e técnicos de ambas instituições.

A programação iniciou na tarde de segunda-feira, dia 12, com a recepção pela Reitoria da Unijuí aos participantes do evento, e foi encerrada na manhã desta terça-feira, dia 13. Ao longo dos dois dias foram apresentadas e debatidas as características de ambas as instituições e as possibilidades de intercâmbio/cooperação. Também foram realizadas rodadas de conversação por área do conhecimento, com o intuito de identificar e trabalhar potencialidades nas relações com o país vizinho.

Pela UNIJUÍ, além da Reitoria e das assessorias técnicas dos setores que atuam nessa área, participaram chefes de departamento, coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu,  além de outros professores convidados.

Ao final das atividades, o convênio de cooperação entre as duas instituições foi renovado. “O seminário marcou ações efetivas que poderão ser desenvolvidas nos próximos anos, para além do intercâmbio de estudantes entre UNAM e Unijuí", observa a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring.

Na programação, ainda, ocorreu um passeio com os visitantes junto aos espaços institucionais: Museu, DCEEng, Criatec, IRDeR, Livraria da Editora entre outras atividades. No fim da tarde do primeiro dia, trechos do espetáculo “Na Onda do Rock”, envolvendo os grupos culturais da Unijuí – Cia. Cadagy e Coral – encantaram os visitantes, no espaço do Gasteiz Vitória, no prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques.