Jogos Digitais: uma carreira em ascensão - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Jogos Digitais: uma carreira em ascensão

                   

Uma das novidades em oferta neste Vestibular de Verão da Unijuí, é o curso de Jogos Digitais. O profissional da área desenvolve e cria os jogos eletrônicos para computadores, celulares, tablets e videogames, criando as regras dos jogos, os personagens, os cenários, animações e as condições para este ser jogado. 

A demanda por este "novo" profissional acompanha a tendência de crescimento do mercado de games no Brasil, afinal, quem não conhece ou interage com algum jogo? Nos últimos 4 anos, o número de desenvolvedores de jogos no país mais do que dobrou. Foi registrado um aumento de 133 para 276 novos desenvolvedores entre 2014 e 2018, segundo dados do Ministério da Cultura.

Segundo o coordenador do curso de Jogos Digitais da Unijuí, Prof. Edson Padoin, só no Rio Grande do Sul foram 24 empresas que passaram a fazer parte da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais. “Hoje existem ainda poucos cursos de nível superior para desenvolvimento de jogos, e os que existem estão concentrados na região de Porto Alegre e no centro do estado. É um mercado em expansão necessitando de muitos profissionais com formação sólida e pautada na ética e responsabilidade social. Marcas da atuação da Unijuí”, salienta o professor.

Além disso, observa Padoin, a demanda por profissionais nessa área não acontece apenas devido aos grandes estúdios (produtoras), mas também pelo surgimento de médios e pequenos estúdios independentes, capazes de atender as demandas do mercado de forma mais dinâmica e inovadora, criando novos mercados e explorando novas possibilidades.

Na Unijuí o profissional sairá apto para atuar no segmento de Jogos Digitais em empresas produtoras de jogos digitais; agências de publicidade; produtoras de vídeos de animação; veículos de comunicação; instituições educacionais, institutos e Centro de Pesquisa; assim como autônomo na produção de jogos digitais. “Também pode atuar na assessoria técnica de diversos setores que integrem ações entretenimento”, complementa.

O curso terá duração de três anos, com disciplinas de Design, Computação, Modelagem, Animação e Marketing. Saiba mais detalhes na página do curso.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.