Inovação na área da reciclagem é apresentada na Incubadora da Unijui - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Inovação na área da reciclagem é apresentada na Incubadora da Unijui

                

Na última sexta-feira, aconteceu, na sala de reuniões da Criatec, a apresentação do Sistema Torre Verde Coleta inteligente de Resíduos Sólidos Urbanos e também do trabalho desenvolvido pela Quimea Gestão Ambiental. Na oportunidade empresa Quimea apresentou o trabalho que estão desenvolvendo na região a partir da incubação na Criatec de Santa Rosa. Na sequência dos trabalhos, foi apresentado experiência Torre Verde.

O evento contou com a participação do gerente da Agit, Maiquel Silva Kelm, chefe do Núcleo de empreendedorismo, Maria Odete Palharini, analista de planejamento da Itecsol, Elizandra Pinheiro da Silva, Dirnei Ferri, diretor e criador do Sistema Torre Verde, de São José, Florianópolis, Dirnei Ferri Filho, Yuri Lucian Pilissão, da empresa Marsol – Efeciência Energética e Soluções Sustentáveis, de Frederico Westphalen, Milena Pacheco e Anderson Deckerl da empresa Químeal incubada na Criatec - Santa Rosa, Gerente do Núcleo Patrimonial de serviços da Unijui e vereador Municipal, Jeferson Dalla Rosa, Joice de Oliveira, do Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (Demasi) e a vice presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí, Maria Sonilda Sattes.

A Torre Verde é um Carda - Coletor Automatizado de Resíduos com Descarga Aérea. Sua tecnologia é 100% nacional, criada pelo inventor Dirnei Ferri e patenteada no Brasil e no Exterior pela NGV BRASIL. É o primeiro sistema de coleta de resíduos do mundo em formato de torre e com descarga aérea automatizada. Serve para coleta qualquer tipo de resíduo sólido, em especial o lixo domiciliar e materiais recicláveis.  É, ao mesmo tempo uma lixeira, um PEV – Ponto de Entrega Voluntário e uma micro estação de transbordo de resíduos. Permite armazenar em seu depósito e descarregar no caminhão de coleta mais de 5m³ de resíduos em menos de 1 minuto. Evita a exposição do lixo em calçadas, evitando seu contato com animais, insetos, pessoas, chuvas e catadores. Evita acidentes de trabalho nas operações de coleta de lixo e coleta seletiva. Permite uma maior participação da população nas atividades de limpeza urbana, gerando educação e conscientização ambiental de longo prazo. Reduz custos operacionais e de aterro sanitário para prefeituras e empresas.

O objetivo da reunião foi conhecer essa nova tecnologia com a finalidade de buscar alternativas viáveis para propor ações eficientes no segmento da reciclagem. Visto que inúmeros problemas têm surgido em virtude da não organização dos processos de descarte e coleta. Com a proposta de continuar a discussão sobre o tema foi organizado um grupo de trabalho com os representantes das entidades presentes, também ficou definido uma visita ao Município de Inbituba que fará a instalação do sistema no início de 2019 cujo objetivo é ver a tecnologia implantada para posterior proposição ao Município de Ijui e região.

 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.