Reitora da Unijuí integrou comitiva do Comung em Brasília - Unijuí

Reitora da Unijuí integrou comitiva do Comung em Brasília

Nesta terça e quarta-feira, a Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, esteve em Brasília realizando uma série de agendas para discutir assuntos de importância para as Universidades Comunitárias do Estado. Ela integrou a comitiva de diretores do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas.

A comitiva é composta pela presidente e reitora da Unisc, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, reitora da Urcamp Lia Maria Herzer Quintana, reitora da Unijuí Cátia Maria Nehring, reitor da UCS Evaldo Antonio Kuiava, e reitor da Feevale Cleber Prodanov. Também foi realizada uma agenda com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A primeira agenda, realizada na terça-feira, com secretário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernando Henrique Kohlmann Schwanke, teve o objetivo de apresentar o Comung e debater a possibilidade de parcerias. No turno tarde a comitiva se reuniu com o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. No primeiro dia, ainda, o grupo teve audiência no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

No segundo dia de agendas, no turno de manhã, o grupo esteve reunido com o ministro Osmar Terra, da pasta Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura. Ainda pela manhã, também foi realizada agenda na Casa Civil. Logo após, participaram de um almoço e reunião com o senador Jorginho Mello (SC). Já no turno da tarde, a primeira agenda foi com o senador Luiz Carlos Heinze (RS) e, por fim, a comitiva participou da posse do presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, senador Dário Berger e do vice-presidente, senador Flávio Arns.

Segundo a Reitora, professora Cátia Maria Nehring, estes dois dias em Brasília, envolvendo a diretoria do Comung, tiveram por objetivo apresentar o setor das comunitárias, mostrando instituições com mais de 60 anos envolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Conversamos com o ministro da educação e senadores do Sul que tenham como pauta a educação. A principal pauta com senadores foi a lei das comunitárias, que precisa ser efetiva, reconhecendo como um terceiro setor na Educação”, observou.