Unijuí recepciona novos estudantes com eventos de boas-vindas - Unijuí

Unijuí recepciona novos estudantes com eventos de boas-vindas

Nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, a Unijuí recebeu seus estudantes para mais um ano letivo. Foi dia também de receber novos estudantes, que pela primeira vez vivenciam a experiência de estar no ambiente universitário. Para eles, o primeiro dia de aula foi de acolhida. Nos campi Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos foram preparados eventos especiais para mostrar aos novos acadêmicos todas as possibilidades que o ensino superior pode oferecer.

Ijuí

Em Ijuí a noite começou com música ao vivo com as alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo Jandha Telles Muller e Bruna Letícia Zamberlan, acompanhadas pelo músico Jair Gonçalves, que receberam os estudantes cantando e tocando composições da MPB. A acolhida aos calouros também contou com uma mensagem de boas-vindas da Reitora, professora Cátia Nehring. A Reitora destacou que a partir de agora se inicia um novo ciclo na vida desses estudantes, em que vão ter a possibilidade de vivenciar tudo o que a Unijuí pode oferecer, como estágios, pesquisas, aulas práticas em laboratórios e intercâmbios, falou ainda sobre a dedicação necessária durante uma graduação. Após, aconteceu um bate-papo sobre a vida de universitário com o professor Luciano Zamberlan.

Panambi

Em Panambi a acolhida foi feita pelo Pró-Reitor, Nelson Thesing e pelo Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González. O Pró-Reitor afirmou que a essência da Universidade são os alunos e que todos no Campus estão animados com o novo semestre. Ele destacou ainda que quem se forma não muda a si mesmo, mas também o lugar onde vive. O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão apontou que uma Universidade é uma instituição mais completa, mais complexa. Segundo ele, uma Universidade, além da graduação, desenvolve pesquisas, extensão, pós-graduação, mestrados e doutorados. “Sendo a Unijuí uma Universidade, vocês têm uma série de possibilidades de experiência formativa para além da sala de aula, como grupos de pesquisa, extensão e voluntariado”, acrescentou. A noite também contou com palestras de Fabrício Schmidt, gerente da qualidade de TI da Bruning e Cristian Noschang, gerente financeiro da Bruning, ambos egressos da Universidade, que falaram sobre a Importância da Qualificação Profissional e sobre a Engenharia no Mercado de Trabalho, respectivamente. Uma apresentação do Coral da Unijuí também marcou a noite.

Santa Rosa

Santa Rosa também teve música ao vivo com Willian Eich, que tocou um repertório com músicas nacionais e internacionais variadas. A recepção aos calouros contou com a presença do Pró-Reitor do Campus, professor Marcos Paulo Scherer e da Vice-reitora de Graduação, Cristina Pozzobon. A Vice-Reitora de Graduação também destacou todas as possibilidades oferecidas pela Universidade e a importância de aproveita-las durante o período de formação profissional. O Pró-Reitor do Campus falou sobre a alegria de receber novos estudantes que estão iniciando a realização de um sonho a partir de agora. O bate-papo sobre a vida de universitário foi feita pelo professor Maurício de Campos.

Três Passos

Três Passos realizou uma Aula Magna dos cursos de Administração e Direito, com o tema “Novas Tecnologias, Relações de Trabalho e Reforma Trabalhista”, com Manoela Bitencourt, doutoranda em Direito pela PUC-RS. O Vice-Reitor de Administração, Dieter Siedemberg, fez a acolhida institucional, juntamente com a Pró-Reitora Fátima Marlise Marroni Rosa Lopes, que destacou que a expectativa para o ano é que o campus Três Passos cresça em sabedoria, em conhecimento e que o desenvolvimento seja centrado no ensino, na pesquisa e na extensão.

A palavra dos estudantes

Para a caloura do curso de Ciências Contábeis do Campus Santa Rosa, Fernanda Prediger, a expectativa em relação ao ingresso na Universidade é poder aprender e trocar experiências com colegas e professores. “Quero construir uma bagagem de conhecimentos bem sólida na Unijuí, já conhecia um pouco da Universidade e agora estou ingressando nesse universo novo. Minha expectativa é de aprender coisas novas e que o curso que escolhi possa abrir muitas oportunidades na minha vida”, destacou a estudante que reside em Crissiumal.

“Eu vim de outra Universidade, estou um pouco nervosa, mas espero me adaptar rápido. Espero encontrar professores bacanas, colegas parceiros e muito conhecimento”, disse Taís da Costa, de 26 anos, estudante do de Direito do campus Três Passos.