Vice-Reitoria de Graduação promoveu formação aos novos docentes da Universidade - Unijuí

Vice-Reitoria de Graduação promoveu formação aos novos docentes da Universidade

A Vice-Reitoria de Graduação realizou, neste mês de fevereiro, a acolhida aos novos docentes da Unijuí, com o objetivo de apresentar as políticas e normativas institucionais. O momento também foi de reflexão e socialização do planejamento do ensino, as metodologias e o processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes.

As atividades foram realizadas na quinta-feira, dia 21, no Centro de Eventos, e sexta-feira, dia 22, no Auditório do DCEEng. No primeiro dia de atividades, no turno da tarde, ocorreu a recepção aos docentes pela Vice-Reitoria e uma conversa com os ex-Reitores, professores Eronita Silva Barcelos e Telmo Rudi Frantz. No turno da noite, a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Eliza Pozzobon, expôs e contextualizou as políticas e diretrizes de graduação na Unijuí.

No segundo dia de atividades, no turno da tarde foi realizada a apresentação dos setores de apoio: Recursos Humanos, Secretaria Acadêmica, Central de Atendimento ao Aluno (CAA), Comissão Própria de Avaliação (CPA), Biblioteca Universitária, Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (NAAI), Núcleo de Educação a Distância (NEaD).

No turno da noite, encerrando as atividades, Sandra Bado, assessora pedagógica da Vice-Reitoria de Graduação, abordou o tema “competências docentes na gestão da sala de aula”. Sandra desenvolveu a formação por meio da metodologia ativa de problematização, onde os professores ingressantes delimitaram quais os fatores que interferem na sala de aula e, em grupos, apontaram possíveis hipóteses de solução. Os participantes se envolveram na atividade e avaliaram positivamente a ação.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, a discussão sobre as competências e habilidades do professor em sala de aula foi a questão norteadora do debate. “Os professores discutiram o perfil do docente de nível superior e os pressupostos necessários para instigar o protagonismo do estudante na busca do conhecimento na área de atuação”, comentou.

As formações continuadas para os novos professores são organizadas anualmente nos meses de fevereiro e julho no intuito de desenvolver a identidade “docente Unijuí”.