Unijuí realizará ações ambientais durante o Domingo no Campus - Unijuí

Unijuí realizará ações ambientais durante o Domingo no Campus

Cerca de meia tonelada de resíduos foram recolhidos durante uma limpeza feita em dois dias, nos córregos e APPs de abrangência da Unijuí, pelos Estudantes do Grupo PET e Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança da Instituição.

Dentre os itens recolhidos pelo grupo estão materiais não recicláveis, plásticos, metais, vidros e pneus.  Os dois dias de trabalho se concentraram na limpeza do Arroio Espinho e das Áreas de Preservação Permanente, que ficam no Campus da Universidade, em Ijuí.

De acordo com o Chefe do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança da Unijuí, João Lucas Pereira dos Santos, os materiais serão reunidos e servirão de alerta para as pessoas que circularem pelo Domingo no Campus, no próximo domingo.

“Vamos juntar todo esse material e trazer ele para um espaço específico no campus para demonstrar para as pessoas o quão é danoso o descarte inadequado desses materiais. Os resíduos estavam dentro dos Riachos e das matas do Campus e estavam contaminando os espaços”, comenta.

Essa não será a única ação ambiental que acontecerá durante a programação do Domingo no Campus. O Núcleo de Gestão Ambiental também fará o recolhimento de óleo de cozinha, de lixo eletrônico e de guarda-chuvas.

“Estaremos começando uma nova campanha com outro tipo de resíduo em parceria com a Itecsol e o grupo de artesãs, que é o recolhimento de guarda-chuvas usados”. O recolhimento desse material faz parte do Projeto Guarda-chuva do Bem, lançado na última quinta-feira Unijuí.

“A ideia é usar a lona do guarda-chuva para confecção de outros produtos. As artesãs têm uma série de produção de produtos como sacolas, bolsas e carteiras. Então, esse material vai ser direcionado para elas para que elas façam esses materiais”, explicou João.

Essa é mais uma ação da Instituição para conscientizar e educar a comunidade para o descarte correto dos resíduos produzidos no dia a dia. Na Instituição, segundo João, até 66% do lixo doméstico produzido é reutilizado. Materiais como plástico, metal, vidro e papel (entre outros), são destinados para as associações de catadores do município de Ijuí.

Participaram da limpeza os estudantes do Curso de Engenharia Civil, Ciências Biológicas e Economia, que fazem parte do Grupo PET, e o Núcleo de Gestão Ambiental da Unijuí

Saiba como foi a atividade

O planejamento da atividade iniciou-se a partir dos relatos de estudantes do curso de Ciências Biológicas que, ao realizarem as atividades práticas, ficaram sensibilizados com a situação do espaço, pois apesar da imensa quantidade de resíduos, este local impressiona por suas belezas naturais. A fim de promover uma integração entre os grupos PET da Unijuí, e conscientizar a população sobre o descarte correto dos resíduos, os estudantes realizaram as coletas nos dias 10 e 11 de abril para retirar o máximo possível de resíduos encontrados, tanto na borda da floresta como dentro do arroio.

O grupo percorreu as margens do braço do Arroio Espinho, localizado a leste do campus. Ao longo do arroio existe uma trilha denominada “Trilha da Vó Preta” usada por pedestres para ir ao trabalho, pelas escolas da proximidade e pelo curso de Ciências Biológicas para realizar estudos sobre biodiversidade e impactos ambientais. Posteriormente, realizaram coletas atrás da Biblioteca Mário Osório Marques e no do lago.

A maior parte do material foi coletado nas margens do arroio, representado por uma grande quantidade de roupas, utensílios domésticos, lonas plásticas, garrafas de vidro e de plásticos, latas de tinta, pneus, bola de futebol, fraldas descartáveis, um sofá, arames, fitas, além de um cachorro morto recém descartado.

É importante ressaltar que, se houvesse o uso consciente e destinação adequada de cada resíduo, situações deste tipo poderiam ser evitadas.

A ação foi coordenada pela Tutora do PET - Biologia, Professora Vidica Bianchi e pelas Bolsistas Rafaela Nascimento Azzolin e Tainah Lima Miron - com o apoio e orientação da equipe do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança. A equipe agradece pela colaboração de todos que se envolveram nesta atividade.