Projeto Palestras: da Universidade para as escolas da região - Unijuí

Projeto Palestras: da Universidade para as escolas da região

O Projeto Palestra nas Escolas segue levando o conhecimento da Universidade para dentro das escolas de toda a região. Em 2019, diversas palestras já foram realizadas para estudantes de Ensino Médio, tratando sobre diversos temas atuais: robótica, história e direitos humanos, Enem, escolha profissional, liderança, intercâmbio, entre outros assuntos.

A equipe de divulgação da Universidade – acompanhada de professores de diversos cursos - já esteve em diversos municípios da região, entre eles: Santo Augusto, Ijuí, Santo Antônio das Missões, Cruz Alta, São Luiz Gonzaga, Alecrim, Porto Lucena e Porto Vera Cruz, Entre-Ijuís, Coronel Bicaco, Redentora, Miraguaí, Tenente Portela, Palmeira das Missões, Santa Bárbara do Sul, Saldanha Marinho e Ibirubá, entre outros.

Acompanhe o Projeto e a equipe de divulgação no Facebook, em Destino Unijuí.

Saiba mais sobre o projeto Palestra nas Escolas

O que é?

É um projeto da Unijuí que oferta às escolas de ensino médio e técnico um conjunto de palestras e oficinas gratuitamente. Os temas e áreas de interesse são variados, vão desde temáticas/projetos curriculares trabalhados em sala de aula até pautas do momento, sempre buscando contribuir para a formação e qualificação dos alunos, com o objetivo de auxiliar os jovens no momento em que enfrentam desafios como a escolha profissional e a inserção no mercado de trabalho.

Como funciona?

Todos os departamentos da Universidade se envolvem com a organização e viabilização das palestras. Para solicitar uma palestra, a escola, por meio de seus coordenadores e professores, escolhe um tema/área de interesse e solicita o agendamento da palestra/oficina. A partir desse momento, nossa equipe buscará os professores/profissionais que melhor se adaptem à solicitação. As palestras são ofertadas sem custo às escolas.

Quais benefícios?

A partir do projeto, a escola oferece um momento de integração diferenciado e interativo para seus alunos, agregando novas perspectivas sobre assuntos diversos, que podem ser desenvolvidos pelos professores dentro da sala de aula.

Já os alunos têm a possibilidade de tirar suas dúvidas com profissionais de diversas áreas, o que contribui com o momento da escolha profissional. Além disso, podem complementar os conhecimentos adquiridos por meio de seus professores.

Palestras Específicas?

Se a escola já vem trabalhando alguma temática específica, mesmo que não esteja prevista no projeto, podemos ajustar ou até mesmo desenvolver uma palestra, a fim de atender com satisfação a solicitação da escola, agregando assim argumentos para os debates dos alunos em sala de aula.