Conheça o trabalho da equipe de Mountain Bike apoiada pela Unijuí - Unijuí

Conheça o trabalho da equipe de Mountain Bike apoiada pela Unijuí

Pedalar pelo barro, água, trilhas no mato, pedregulhos, entre outros terrenos são os desafios que ciclistas enfrentam em provas de Mountain Bike. A equipe Pindorama Bicicletas/Unijuí, que agora também passa a ser apoiada pela Universidade, é composta por três jovens, sendo que um deles é aluno da EFA. Participam de competições regionais e estaduais em diversas categorias, feminino e masculino. Competir neste tipo de terreno é a especialidades dos atletas da equipe, que se desafiam para superar as dificuldades das provas e os outros competidores.

O trabalho da equipe vem crescendo e acompanhando o crescimento do próprio esporte no Estado, que nos últimos anos vem ganhando mais adeptos e expandindo o número e a qualidade das provas. Ijuí, inclusive, abriga etapas do circuito regional e também do campeonato estadual de Mountain Bike, que é realizada nos arredores do Parque de Exposições Wanderley Burmann, com organização da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo.

Segundo os integrantes da equipe, as provas podem variar entre circuitos fechados, onde os competidores realizam diversas voltas em um mesmo percurso, ou, ainda, um trajeto único, mas sempre passando por diversos tipos de terrenos, como barro, água, trilhas, pedregulhos, exigindo muito preparo e técnica para completar as provas. Para isto, também acabam exigindo muito treino e disciplina na alimentação e descanso, já que as provas têm percurso de, no mínimo, 50km. Claro que também é necessário equipamentos de segurança e uma bicicleta adequada. “A bike não define o ciclista, pois ele precisa saber usar bem o equipamento”, salienta Marcos Henkes Júnior, integrante da equipe. Além disso, as próprias provas precisam proporcionar segurança aos competidores, com ambulâncias, água, guias, entre outros aspectos.

Para além da competição em si, os praticantes observam que uma das questões mais interessantes é o encontro com pessoas que praticam o esporte, a participação das famílias, além da saúde proporcionada pela atividade física. “O esporte está crescendo, e tem espaço para crescer ainda mais, por isso apoios como o da Unijuí são muito importantes”, complementa o professor João Frantz, que dá apoio aos ciclistas do grupo.

A equipe é composta por Chaiane Almeida 19 anos, Marcos Henkes Júnior, 20 anos, Vitor Rott Frantz, 14 anos, e o professor João Frantz como apoio.

Possibilidade de títulos

Mesmo com pouco tempo de estrada, a equipe já colheu grandes resultados. Vitor Rott Frantz, que é estudante da EFA, é o mais novo da equipe e, com 14 anos, um dos mais novos em todo o Estado. Ele vem se destacando nas competições e ocupa a terceira colocação geral do Campeonato Estadual em sua categoria, faltando apenas duas etapas – que serão realizadas no segundo semestre de 2019 – para acabar. E na Liga Noroeste, categoria sub-23, competindo só com outros ciclistas de cidades mais próximas, ele lidera, também restando poucas etapas para serem disputadas. Enquanto que o Marcos, o mais experiente do grupo, já tem conquistado em anos passados vários títulos regionais. Chai também é destaque na categoria feminina nas competições regionais.

Conheça um pouco mais do esporte no vídeo a seguir: