Reitora participou de encontro nacional de Instituições Comunitárias de Ensino Superior - Unijuí

A Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, participou, nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), do 38ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ABRUC), realizado na Universidade de Sorocaba, em São Paulo. Durante o evento, reitores de cerca de 50 instituições do país debateram o tema principal.  “Educação Superior: Expansão, Inovação e Tecnologia”.

Segundo a professora Cátia Nehring, o evento foi uma grande troca de experiências de instituições comunitárias do Brasil inteiro. “Também ocorreu uma participação importante do senador Jorginho Melo, que é catarinense e conhece muito a realidade de instituições comunitárias daquele Estado. Ele discutiu e apresentou sobre financiamentos e processos de regulação que possam materializar as instituições comunitárias como uma terceira via, pois ainda não somos reconhecidos como tal formalmente”. O senador Melo é uma das lideranças da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Educação Comunitária.

Sobre a ABRUC

A Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior – ABRUC, fundada em 26 de julho de 1995, com sede em Brasília, reúne atualmente 68 Instituições Comunitárias de Educação Superior – ICES. Com o objetivo de promover, consolidar e defender os conceitos de faculdade, centro universitário e universidade comunitária, a ABRUC tem atuado no cenário educacional brasileiro, participando de diversos fóruns oficiais e organizando eventos e seminários em todo o país.

Confira a programação completa do evento

27/06 – quinta-feira:

16h30min

1ª Sessão: Instalação da 38ª AGO com o GT da Câmara dos Deputados – Grupo de Trabalho destinado a acompanhar e avaliar o sistema universitário brasileiro.

18h

2ª Sessão: Indicadores da Educação Superior e apresentação do Aplicativo de Gestão Visual de Evidências - CHECK

19h

3ª Sessão: Abertura Solene da 38ª AGO com a Temática:

Educação Superior: Expansão, Inovação e Tecnologia

Ataíde Alves, Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES

21h

4ª Sessão

Coquetel comemorativo aos 25 Anos da UNISO

28/06 – sexta-feira:

5ª Sessão: Deliberações da Assembleia:

1 – Instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Educação Superior Comunitária:

Presidente Senador Jorginho Mello;

2 – Prestação de contas do exercício fiscal 2018;

3 – Agenda Financiamento Estudantil: FIES, capacidade instalada com vagas ociosas nas ICES, EAD, diálogo com o Banrisul;

4 – Lei 12.881/13, Lei das Comunitárias: agendas da tramitação no Senado;

5 – Certificação CEBAS: STF, PLP 40/19;

6 – Informes: Curricularização da Extensão, CAPES/FOPROP, Missão Comunitárias em Israel.