DEAg apresentou um conjunto de Projetos para senadores e deputado do RS - Unijuí

DEAg apresentou um conjunto de Projetos para senadores e deputado do RS

O Departamento de Estudos Agrários da Unijuí (DEAg) apresentou um conjunto de projetos ao Senador Paulo Paim e ao Senador Luiz Carlos Heinze. Os projetos tratam, em linhas gerais, do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão nos Cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, com ênfase na cadeia do leite, clínica de bovinos e equinos, produção de hortaliças de base agroecológica e fertilização e manejo de solos.

Ao Senador Paim, que esteve em Ijuí para audiência na Câmara de Vereadores a convite do vereador Beto Noronha, na sexta-feira, dia 26, realizaram a entrega os professores Fernando González, Vice-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Cleusa Bianchi, coordenadora do curso de Agronomia e Gabriele Serafini, professora e diretora Clínica do Hospital Veterinário da Universidade. O senador recebeu os projetos e irá articular junto a bancada a possibilidade de recursos via emenda parlamentar.

Já no dia 12 de julho, o senador Luiz Carlos Heinze esteve em Ijuí se encontrando com lideranças do Partido Progressista. E, a partir do contato articulado pelo vereador Andrei Cossetin, o Departamento também realizou a apresentação dos Projetos, representado pelo coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Fernando Silvério Ferreira da Cruz.  Na ocasião, o Senador acenou de forma positiva seu apoio às propostas apresentadas. Heinze ainda reiterou a importância da participação do Poder Público junto às Universidades e a iniciativa privada para a viabilização de projetos, ressaltando a importância do desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e extensão no setor agropecuário, em especial no estado gaúcho.

Na manhã de quarta-feira, 31 de julho, os Projetos foram apresentados ao deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), que esteve acompanhado do vereador ijuiense Adalberto Noronha (PT). O encontro ocorreu no Departamento de Estudos Agrários da Universidade. Uma das principais pautas discutidas foi o Projeto de ampliação do Centro de Inovação Tecnológica em Produção em Saúde Animal.