Feira de Matemática irá movimentar o campus Santa Rosa nesta sexta-feira - Unijuí

Feira de Matemática irá movimentar o campus Santa Rosa nesta sexta-feira

A Unijuí irá realizar na próxima sexta-feira, dia 30, a I Feira Regional de Matemática no campus Santa Rosa. Irão participar mais de 1000 estudantes de escolas estaduais e municipais e Instituições de Ensino Superior (IES) da região. Na ocasião estão previstos cerca de 50 trabalhos para serem apresentados durante o evento, envolvendo a área da matemática.

O coordenador da Feira, professor Peterson Cleyton Avi, ressalta que as escolas da região já vêm desenvolvendo feiras escolares, mostrando todo um movimento em relação às Feiras de Matemática na Região de Santa Rosa. “A Unijuí esteve realizando várias atividades no ano de 2018 de divulgação e apresentação da proposta. E este ano esteve preparando as instituições de ensino interessadas, por meio de formações para elaboração e desenvolvimento dos projetos de pesquisa”, destaca.

A programação contemplará exposição dos trabalhos e visitação pública a partir das 08h30 até as 15h. Na sequência acontecerá, no Auditório Central do Campus, o encerramento e a premiação dos trabalhos. Além da Feira de Matemática, os estudantes poderão conhecer outros projetos ligados à tecnologia e inovação. Ainda durante o evento será realizado o lançamento do software MathGo, um aplicativo de jogo que ensina matemática.

Sobre a Feira de Matemática

As Feiras de Matemática têm como finalidade incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas, bem como se constituem numa experiência curricular ou extracurricular de relevância, para sistematizar e implementar os Projetos de Ensino e Aprendizagem de Matemática dos alunos e professores. Além de auxiliar na gestão e organização das Feiras de Matemática no estado do Rio Grande do Sul, as feiras têm como princípio garantir a oportunidade que qualquer pessoa participe, compreendendo alunos matriculados na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), Educação Superior, Educação Especial e Professores das instituições das redes públicas e privadas, bem como pessoas da comunidade.

O evento é uma realização da Unijuí, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Educacional de Santa Rosa (SDE), a 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar Campus Santa Rosa).