Criatec: debate sobre Gestão de Risco e Tecnologia marca o Conexões Empreendedoras - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Criatec: debate sobre Gestão de Risco e Tecnologia marca o Conexões Empreendedoras

                  

Com o objetivo de conectar empresas experientes no mercado com startups residentes na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), foi realizado, na manhã desta quarta-feira, 28, o evento Conexões Empreendedoras, que discutiu a temática Gestão de Risco e Tecnologia. Os convidados dessa edição foram o diretor da empresa Usina Info, Mauro Tschiedel, e o consultor de gestão de riscos, análise de processos e implementação da ISO 31000:2018, Alessandro Bonamigo Heck.

Mauro compartilhou sua trajetória como empreendedor frente à empresa que nasceu como uma escola de informática em 2006, na cidade de Santo Ângelo e hoje se consolidou como e-Commerce de eletrônica e robótica. Ele pivotou várias vezes o negócio, sempre de olho nas oportunidades que o mercado oferece, por isso, recomendou: “se você se comprometer em entregar algo, entregue com qualidade. Aprenda e esteja sempre de olho nas tendências de mercado para conseguir fazer as mudanças necessárias em tempo hábil quando perceber que o modelo de negócio que atua, serviço que presta, produto que vende, entrar em declínio. Você deve testar e lançar algo novo, mantenha-se ativo, faça conexões, monte um time que te permita pensar estrategicamente”.

Já o consultor Alessandro abordou os principais processos de análise de risco em cada fase do negócio. É um método que serve para qualquer empresa, em qualquer fase do negócio, porque o  empreendedor está sempre administrando riscos em todos os setores da empresa. Ele recomenda que a empresa utilize a matriz de análise de riscos para que tenha clareza do nível de risco em cada situação e possa tomar decisões baseadas em informações claras. “A gestão do risco, realizada de forma adequada, traz benefícios à empresa, como a melhora na eficiência operacional, garante a confiança das partes interessadas, minimiza perdas, melhora o desempenho em saúde e segurança no trabalho, estabelece base sólida para a tomada de decisão, além de incentivar a gestão pró-ativa em todas as áreas. Determina, inclusive, o relacionamento comercial e como ela registra o aprendizado dos colaboradores mais antigos, permitindo um ciclo de aprendizado para os mais jovens”, observou.

Novas edições do Conexões Empreendedoras serão realizadas pela Criatec, previstas para ocorrer uma vez ao mês, cada edição sob a responsabilidade de uma Startup residente na Incubadora.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.