Unijuí apoia eventos que promovem o debate sobre a inclusão de pessoas com deficiência - Unijuí

Fonte: imagem ilustrativa

Estamos na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (21 a 28 de agosto), por isso, o Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional da Unijuí –NAAI promove, em parceria com o Centro de Atendimento Integral ao Surdo (CAIS), dois eventos nos próximos dias. Na sexta-feira, às 9h30, no Auditório do DCEEng, será realizada a palestra “Famílias eficientes para filhos (d)eficientes: do luto à luta”, com Marco Arriens, intérprete internacional. A entrada para o evento é franca. Mais informações com Sílvia Padilha pelo número 3332-8182.

Além disso, de 30 de agosto a 1º de setembro, ocorre o Workshop “Bem-vindo ao universo surdo”. As atividades serão realizadas na Escola Ruizinho e também serão desenvolvidas por Marco Arriens. Mais informações e inscrições com Sílvia Padilha no número 3332-8182 ou com Vivian Claudy, no 9. 9134.9205.

Segundo Marta Estela Borgmann, coordenadora do NAAI/Unijuí, o Cais é uma instituição que faz um trabalho muito importante para a inclusão do surdo a nível social e escolar. “A parceria se dá no sentido de que o Núcleo, implicado com a inclusão do jovem surdo no ensino superior, tem a preocupação e a compreensão que, somente podendo nos comunicar de forma fluente com os sujeitos surdos, estaremos contribuindo com a inclusão. Assim, realiza este Workshop para que os funcionários e as pessoas que desejam aprender Libras o façam”, observa.

Sobre o NAAI

O Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional – NAAI tem como principal objetivo desenvolver ações para a inclusão e acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional, a fim de elaborar e articular práticas capazes de promover a interação dos mesmos no espaço do ensino superior. O Núcleo está estruturado por meio de programas que viabilizam o desenvolvimento de projetos que englobam ações voltadas para a atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma abordagem interdisciplinar, com ênfase na aprendizagem. A intenção é que estas estratégias tragam benefícios para a instituição, trazendo como consequência, a diminuição da evasão, a equidade de oportunidades e a melhoria de qualidade e do ensino da Universidade.