Feira de Matemática envolve mais de 2 mil estudantes da região de Santa Rosa - Unijuí

Feira de Matemática envolve mais de 2 mil estudantes da região de Santa Rosa

Estudantes vivenciaram, na prática, durante esta sexta-feira, as diferentes formas de aprendizagens na I Feira Regional de Matemática, promovida pela Unijuí no Campus Santa Rosa. A Universidade recepcionou mais de 2 mil alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, que compartilharam experiências expondo e apresentando 48 trabalhos, envolvendo estudantes da educação infantil até o ensino superior.

A Feira de Matemática teve o objetivo de incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas, bem como se constituir em uma experiência curricular ou extracurricular de relevância, para sistematizar e implementar os Projetos de Ensino e Aprendizagem de Matemática dos alunos e professores. Além da Feira, os visitantes também puderam interagir com diferentes projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela Universidade, envolvendo as áreas de gestão, engenharia, jurídica, saúde, educação e psicológica.

Para a estudante do Colégio Dom Bosco de Santa Rosa, Gabriela Graef Kuhn, a experiência vivenciada na elaboração do trabalho foi fantástica. “O trabalho que desenvolvemos foi um grande desafio, tivemos que pesquisar muito e buscar profissionais que entendem dessa temática. Desenvolvemos materiais para pessoas com deficiências visuais e o nosso foco foi trabalhar a inclusão no universo da matemática. Para isso utilizamos muita textura e objetos recicláveis para podermos mostrar as diferentes figuras espaciais. Colocamos em prática, dando uma aula para um menino que tinha essa limitação e consequentemente toda a turma participou e interagiu”, afirma.

Alunos do Colégio Dom Bosco apresentando trabalho sobre inclusão envolvendo a matemática.

A professora de matemática da Escola Estadual de Educação Básica Barão do Rio Branco, da cidade de Boa Vista do Buricá, Bárbara Morais Fabriz, destaca que foram apresentados trabalhos espetaculares. “A Feira foi muito importante para os alunos enxergarem a matemática de maneira mais prática, porque na maioria das vezes eles nos perguntam onde e quando podem utilizar os conhecimentos da área de forma prática.  Aqui eles estão tendo a oportunidade de vivenciarem essa experiência aplicada. A visitação foi outro fator positivo, porque, para as próximas edições, poderá influenciar e despertar o interesse de novos expositores participarem”, ressalta.

Professora Bárbara e suas alunas da Escola Barão do Rio Branco

Para o coordenador da Feira, professor Peterson Cleyton Avi, que destacou em sua fala no ato de entrega das premiações aos participantes, que as feiras de matemática deixam boas recordações e aprendizados na vida das pessoas. “É um momento de muito aprendizado, evidenciando as boas práticas e se configurando como um importante espaço de educação continuada. Participar de uma feira de matemática é marcante e inesquecível”, evidenciou.

Na ocasião, todos os participantes receberam medalhas e troféus como forma de reconhecimento pelo envolvimento nas atividades. Durante o evento avaliadores percorreram todas as apresentações e selecionaram alguns trabalhos para a próxima Feira de Matemática de nível nacional, que acontecerá em Campos Novos (SC), no ano de 2020.

O evento foi promovido pela Unijuí em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Educacional de Santa Rosa (SDE), 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar Campus Santa Rosa).

Confira algumas imagens da I Feira Regional de Matemática de Santa Rosa:

Confira as imagens da premiação de todos os participantes da Feira: