Dia Nacional dos Surdos é marcado por confraternização na Universidade - Unijuí

Dia Nacional dos Surdos é marcado por confraternização na Universidade

No dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional dos Surdos. Para marcar a data, o Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional – NAAI da Unijuí realizou uma confraternização com os surdos que estudam e trabalham na Universidade.

Segundo a coordenadora do NAAI, professora Marta Stela Borgmann, a data é importante para a luta contra o preconceito. “O Núcleo é implicado na inclusão do jovem surdo no ensino superior, tem a preocupação e a compreensão de que, somente podendo nos comunicar de forma fluente com os sujeitos surdos, estaremos contribuindo com a inclusão”, salienta.

Sobre o NAAI

O Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional – NAAI tem como principal objetivo desenvolver ações para a inclusão e a acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional, a fim de elaborar e articular práticas capazes de promover a interação dos mesmos no espaço do ensino superior. O Núcleo está estruturado por meio de programas que viabilizam o desenvolvimento de projetos que englobam ações voltadas para atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma abordagem interdisciplinar, com ênfase na aprendizagem. A intenção é que estas estratégias tragam benefícios para a instituição, trazendo como consequência a diminuição da evasão, a equidade de oportunidades e a melhoria de qualidade e do ensino da Universidade.