Retrospectiva: o que foi destaque na Universidade em 2019 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Retrospectiva: o que foi destaque na Universidade em 2019

 

O final de ano é época de relembrar os acontecimentos que marcaram a vida da Universidade. Confira conosco o que foi destaque.

 

 JANEIRO

Apresentação do Projeto WIIU à prefeitura 

Com o objetivo de pensar a cidade de Ijuí, em diálogo com o movimento étnico, e trazer um pouco da Expoijuí/Fenadi para dentro do espaço urbano, o projeto Workshop Binacional de Intervenção Urbana foi apresentado ao prefeito Valdir Heck. 

 

Primeira oferta do Minter e Dinter em Educação nas Ciências a ser desenvolvido na Unibalsas

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí comemorou a finalização do Processo Seletivo 2019, sobretudo, pela primeira oferta do MINTER e DINTER a ser desenvolvido em Balsas/MA,a partir de março/2019.


FEVEREIRO

Vestibular Mais

Os candidatos responderam a 40 questões objetivas e mais uma prova de redação. Nesta edição o tema foi Desemprego. Os futuros estudantes da Unijuí receberam um texto base, com o título “Desalentados: o lado oculto do desemprego”, de Alan Rodrigues para a Revista Isto É. A  prova foi realizada nos quatro campi. 

Vestibular de Medicina

Um dia histórico, pois após muita luta, o sonho da Unijuí de ofertar o curso de Medicina para a comunidade regional é enfim uma realidade. Para a professora Cátia Nehring, reitora da Unijuí, este domingo mostrou o resultado de um trabalho desenvolvido há 28 anos, o que significa para uma Instituição definir um projeto estruturante até chegarmos neste dia, um projeto que terá impacto regional. Cerca de 800 candidatos realizaram a prova do primeiro vestibular de Medicina da Unijuí. 

Volta às Aulas

A Unijuí recebeu seus estudantes para mais um ano letivo. Foi dia também de receber novos estudantes, que pela primeira vez vivenciam a experiência de estar no ambiente universitário. Para eles, o primeiro dia de aula foi de acolhida. Nos campi Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos foram preparados eventos especiais para mostrar aos novos acadêmicos todas as possibilidades que o ensino superior pode oferecer.

Vida no Campus

O 17º Vida no Campus movimentou e atraiu crianças, jovens, adultos e idosos para o Campus da Unijuí. O público prestigiou as diversas atividades oferecidas durante o evento.A 17ª edição do Vida no Campus foi uma promoção do Curso de Educação Física da Unijuí, organizado e executado pelo Núcleo de Eventos.

MARÇO

Ato Público

A Unijuí promoveu um ato público, com o objetivo de agradecer e marcar o empenho da comunidade regional em trazer um projeto para formação de médicos preparados e preocupados com a saúde. O evento, que contou com a participação de diversas entidades parceiras de mobilização em prol do curso na Unijuí, contextualizou toda a trajetória que marcou essa conquista regional.

Convênio Unijuí UNAM

Ao falar sobre relações de poder na educação durante a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, o professor doutor Pablo Daniel Vain, da Universidad Nacional de Misiones, da Argentina, fez parte das primeiras atividades do Convênio de Cooperação entre as duas Universidades.

ABRIL 

Domingo no Campus

Mateada, brinquedos infláveis, muita música com a feira do vinil e várias outras atividades com os cursos da Unijuí marcaram o primeiro Domingo no Campus do ano.

Novas ofertas de cursos EAD

A partir uma nova plataforma, a Unijuí passou a ofertar novos cursos na modalidade a distância na cursos da área de gestão e negócios, contando com bacharelados e também tecnólogos.

Palestra nas Escolas

O Projeto Palestra nas Escolas leva o conhecimento da Universidade para dentro das escolas de toda a região. Em 2019, diversas palestras foram realizadas para alunos de Ensino Médio, tratando sobre diversos temas atuais: robótica, história e direitos humanos, Enem, escolha profissional, liderança, intercâmbio, entre outros assuntos.

Seminário PDI

A Unijuí realizou Seminário para discutir a conjuntura da educação superior comunitária. Neste evento, debateram o tema o professor Evaldo Kuiava, Reitor da UCS, de Caxias do Sul e o professor Walter Frantz, da Unijuí, com a mediação da Reitora, professora Cátia Maria Nehring.

MAIO

Orquestra Unisc

A comunidade de Ijuí e região lotou o Salão de Atos Argemiro Jacob Brum para assistir ao concerto da Orquestra de Câmara da Unisc, grupo formado por 14 instrumentistas, um maestro e diretor artístico.

Unijuí na Feicap

Como é tradição, a Unijuí fez parte da programação de mais uma edição da Feicap - Feira da Indústria, Comércio e Agropecuária de Três Passos. Durante os seis dias de evento, a Universidade realizou diversas atividades em seu estande Institucional. A Unijuí esteve presente com a divulgação dos sete novos cursos de Ensino a Distância, atividades de interação com o público por meio da Cia Cadagy, grupo artístico da Unijuí, e ações desenvolvidas pelo Curso Técnico de Enfermagem da EFA.

Bate-Papo Unijuí

A Unijuí recebeu, nos campi Ijuí, Panambi e Santa Rosa, mais de 1,2 mil alunos do ensino médio para falar sobre mercado de trabalho e escolhas profissionais. Nesta sexta-feira, 24, o Campus Ijuí encerrou as atividades do primeiro semestre deste ano.

Doutorado em Direito recepciona a primeira turma 

Uma data histórica para o Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos – da Unijuí. O grupo de professores do PPGDH recepcionou os oito doutorandos que constituem a primeira turma de ingresso ao Doutorado, autorizado pela Capes no segundo semestre em 2018.

Interop 

Durante todo o dia os participantes conferiram mais de 20 palestras com temáticas diversas, entre elas: "O dia a dia de um desenvolvedor com deficiência visual", com Alexandre Magoo, MVP Microsoft. "A indústria de jogos digitais no Brasil" (palestra dedicada aos 30 anos do curso de Ciência da Computação da Unijuí), realizada por Tiago Zenobini de Souza, e a palestra “IOT Plug-And-Play da Microsoft”, com Claudenir Andrade, RD e MVP Microsoft, entre outros temas. Foram mais de 500 participantes. 

Recepção a primeira turma do Mestrado Sistemas Ambientais e Sustentabilidade

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) – da Unijuí recepcionou os vinte e quatro mestrandos que compõem a primeira turma de do curso de Mestrado. Participaram da atividade o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando González, o chefe do Departamento de Estudos Agrários, professor Osório Lucchese, o coordenador do Programa, professor Jose Antonio Gonzalez da Silva, além dos demais professores e equipe técnica e de apoio do PPGSAS.

Dia das Línguas Estrangeiras

A programação do Dia das Línguas Estrangeiras contou com um amplo conjunto de atividades, realizadas de forma simultânea, como workshops, rodas de conversa, karaokê, palestras, sessões de cinema, exposição oral de trabalhos de pesquisa, apresentações culturais, mostra gastronômica, grupos de leitura, entre outras atividades. Para além desta celebração, o objetivo foi mostrar a importância de se aprender outro idioma, proporcionando a prática das línguas inglesa, espanhola, alemã, entre outras, em situações reais, em ambientes não formais, de forma espontânea, descontraída e divertida.

Unijuí interage com a comunidade durante a Fenii

No estande Institucional da Unijuí, os visitantes tiveram contato com diversos projetos desenvolvidos pela Universidade. A Cia Cadagy e o Coral Unijuí, por exemplo, grupos que realizam atividades artísticas, participaram da Feira e interagiram com o público.



JUNHO

 

Hackathon Unijuí + Ceriluz

Elaborar uma solução de inteligência de negócios dinâmica, interativa e de fácil integração com outros sistemas, além de integrar as diferentes bases de dados, com o propósito de gerar informações mais precisas, que auxiliem no processo de gestão da Ceriluz. Com este foco, o grupo B.I Systems, composto por estudantes de Ciência da Computação e Administração da Unijuí, foi o grande vencedor do Hackathon Unijuí + Ceriluz.

JULHO

Projeto Rondon

De Ijuí para o Piauí: estudantes e professores da Universidade embarcam para participar do Projeto Rondon. 

Cantos do Mundo 

O Coral Unijuí apresentou ao público um pouco da cultura, do povo, da língua e do folclore de alguns países como Brasil, Uruguai, Argentina, Espanha, França, Itália, Africa do Sul, Estados Unidos, México, entre outros. Com isso, colocou em cena ritmos diversos como samba, jazz, pop, erudito, folclórico, negro espiritual, missioneiro, sacro, tradicional, MPB, bailão e latinos.

Mérito Fidene

O evento denominado “Mérito Fidene” homenageou 218 pessoas que completam 15, 20 e 25 (ou mais) anos de casa neste ano. Na oportunidade foram homenageadas 21 pessoas na categoria Ródio, completando 15 anos, 22 pessoas na categoria Prata, que estão completando 20 anos e, por fim, 170 pessoas na categoria ouro, completando 25 anos ou mais de Fundação em 2019. 

Vestibular de Inverno 

Em uma manhã fria e ensolarada  de domingo, a Unijuí recebeu os candidatos ao Vestibular de Inverno 2019. A prova foi aplicada nos quatro Campi – Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos - e consistiu em 40 questões objetivas mais uma redação. O tema da redação tratou sobre a situação dos refugiados no mundo e suas implicações na organização das sociedades. 

Vestibular Medicina

A Unijuí realizou a segunda edição do Vestibular para o curso de Medicina. Cerca de 550 candidatos, oriundos de diversas regiões do Estado e também de outros estados da Federação, realizaram a prova – que consistiu em 40 questões objetivas e mais uma redação – na Sede Acadêmica, em Ijuí.

 

AGOSTO

 

Volta às Aulas 

Para dar as boas-vindas aos calouros e veteranos, a Unijuí espalhou pelos Campi mensagens de motivação. Os integrantes da Cia. Cadagy e Pró-Reitorias realizaram a entrega de adesivos com mensagens como esta: “Seja o FUTURO que você deseja!” ou ainda “o que não te desafia não te TRANSFORMA!”.

Polo Oleoquímico de Três Passos

A Unijuí tornou público o resultado do edital de reativação do Polo Oleoquímico de Três Passos. O momento foi realizado no Campus da Unijuí, com a presença do empreendedor Dirceu José Diel, da empresa Natural Óleos e Essências Aromáticas, da cidade de Tiradentes do Sul, fundada em 1992.

Bate-Papo Três Passos

O campus Três Passos recebeu mais de 400 alunos do ensino médio em mais uma edição do Bate-Papo Unijuí. O evento tem como objetivo abordar temas como Enem, vestibular e escolha profissional, auxiliando os estudantes que poderão ingressar na universidade a partir do próximo ano. A recepção aos alunos foi feita pelos professores Luciano Zamberlan e Marcia de Oliveira, dos cursos de Administração e Direito, respectivamente.

 

1ª Feira de Matemática em Santa Rosa

Estudantes vivenciaram, na prática, as diferentes formas de aprendizagens na I Feira Regional de Matemática, promovida pela Unijuí no Campus Santa Rosa. A Universidade recepcionou mais de 2 mil alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, que compartilharam experiências expondo e apresentando 48 trabalhos, envolvendo estudantes da educação infantil até o ensino superior.

Início das Obras da Unijuí Saúde

A obra, que deve ser concluída e entregue em outubro de 2020, contempla a construção do Complexo Unijuí Saúde 1, Complexo Unijuí Saúde  e o asfaltamento do trecho onde ficará o prédio, localizado na via pública Professor Waldir Bussmann, que passa pelo Campus Ijuí. 

Rally Universitário

O município de Panambi sediou a 5ª edição do Rally Universitário. Uma realização da Aclupa - Automóvel Clube de Panambi em parceria com a Unijuí, o evento teve a participação de universitários e comunidade panambiense que realizaram o trajeto determinado pela organização, seguindo as médias pré-estabelecidas que serviram como balizadoras para definir as equipes vencedoras de cada categoria.

Parceria Unilab e Prefeitura

Com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde, além de qualificar estudantes de cursos da área, o Laboratório de Análises Clínicas (Unilab) da Unijuí, que fica no Campus Ijuí, realiza análises a partir de demandas do município, por meio do Sistema Único de Saúde. Usuários dos serviços de Atenção Básica de Ijuí podem buscar o serviço após solicitação de exames.

 

SETEMBRO

Campus Fashion Week

Com seis dias de atividades, o Campus Fashion Week 2019 ofereceu uma programação variada ao público no Campus Ijuí, com bate-papos, desfiles, gastronomia, capacitações e desafios voltados à indústria, comércio, serviços e, principalmente, ao consumidor.

Unijuí participa da 8ª Feira Regional da Primavera

O evento contou com a participação e apresentação da Cia. Cadagy, que abrilhantou a feira, trazendo descontração aos expositores e visitantes. O Coral Unijuí fez a apresentação na abertura oficial do evento. Outras atividades realizadas foram: pintura de rosto com as alunas do curso de Pedagogia, cama elástica para as crianças, sorteio de cestas de cosméticos, ação entre amigos.

Workshop de Ideação e Intervenção Urbana Binacional

Fruto de uma parceria inédita para o Estado, reunindo a Unijuí, Universidade Nacional de Córdoba e Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo, além da UETI, representando o movimento étnico, o Workshop desenvolveu mobiliários urbanos, que serão instalados em pontos da cidade, somando seis projetos no total, sendo eles: um no Parque de Exposições, um na Praça da República, três na Avenida Pinheiro Machado (canal) e um no campus da Unijuí.

Unijuí participa da 15ª Feira do Livro de Santa Rosa com programação especial

A Unijuí foi parceira da 15ª Feira do Livro de Santa Rosa e participou com diversas atrações durante a programação, que acontece no Largo do Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges

OUTUBRO

Profissional do Futuro 

Foram mais de 4 mil alunos e cerca de 130 escolas que participaram do principal evento da Universidade para a prospecção de novos estudantes. Para além disso, o evento consiste em um espaço de diálogo e de troca de conhecimentos com o objetivo de auxiliar os alunos na escolha profissional.

Desafio de Requalificação da Avenida  Pinheiro Machado 

Com o objetivo de desafiar estudantes a pensarem e apresentarem projetos que tornem o espaço urbano de Ijuí atrativo, seguro, bonito e conectado com a vocação cultural do município que busca ser a Capital Nacional das Etnias, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Engenharia Civil da Unijuí, com apoio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, a Criatec, participaram do concurso “Requalificação da Avenida Pinheiro Machado da Cidade de Ijuí”. Os grupos tiveram uma semana para se apresentar na Casa da Unijuí, durante a Expoijuí, e a população teve a oportunidade de participar e escolher o projeto vencedor, que foi o “Grupo Todos”.

Desafio de Inovação Unijuí-Sementes Costa Beber

Buscar soluções para o agronegócio: esta foi a missão que cerca de 50 estudantes e egressos de diferentes cursos da Unijuí, e também de outras instituições, tiveram durante a última semana no "Desafio de Inovação Unijuí Sementes Costa Beber".  A equipe vencedora é composta pelo egresso de Administração e mestrando em Desenvolvimento Regional, Felipe Zaluski, Diziane Lima, mestranda em Desenvolvimento Regional, Marluci Wildner, mestre em Economia e Desenvolvimento (UFSM), Janaína Heuser, graduanda em Engenharia Mecânica e Jean Justen, graduando em Ciência da Computação.

Dia das Línguas Estrangeiras em Santa Rosa

O “Dia das Línguas Estrangeiras” oportunizou aos estudantes do Campus Santa Rosa a experiência de um segundo idioma. Intercambistas dos Estados Unidos, Colômbia, Senegal, professores e profissionais ligados ao Escritório de Relações Internacionais da Universidade interagiram com o público participante.

Unijuí participa da ExpoIjuí/Fenadi

Com o objetivo de aproximar o público de suas ações, a Fidene levou para a Expoijuí/Fenadi 2019 um conjunto de ações a partir de suas mantidas: Unijuí, EFA, Museu Antropológico Diretor Pestana (MAPD) e Unijuí FM. A Casa da Unijuí, que esteve em funcionamento durante toda a Feira, recebeu inúmeros visitantes e sediou diversas atividades.

Hortigranjeiros

A Unijuí esteve presente na 33º Feira Hortigranjeiros com ações voltadas ao Vestibular 2020, espaço startups e projetos envolvendo inovação e tecnologia, no período de 09 a 13 de outubro no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa.

Unijuí na Indumóveis

Reforçando seu propósito como uma universidade regional e comunitária, a Unijuí participou com uma intensa programação dos cinco dias de atividades da Indumóveis 2019, em Santa Rosa. O objetivo foi desenvolver junto à comunidade local e regional, os três pilares da instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão, por meio de ações que promoveram a interação e o compartilhamento do conhecimento com o público.

Unijuí conquista excelentes resultados em avaliações nacionais

A Unijuí obteve excelentes resultados em dois importantes avaliadores nacionais da educação superior, são eles: o Ranking Universitário Folha (RUF), uma avaliação anual de todas as universidades do país, e o Guia da Faculdade Estadão, primeira edição da avaliação de cursos de graduação realizada entre Estadão e Quero Educação.

Salão do Conhecimento

A edição 2019 do Salão do Conhecimento reuniu milhares de pessoas nos quatro Campi da Unijuí – Ijuí, Três Passos, Panambi e Santa Rosa – com cerca de 900 trabalhos apresentados pelos participantes. A programação também contou com painéis temáticos, palestras, apresentações orais, entre outras atividades.

Ciência para Todos

Foi uma semana intensa para a popularização da ciência na Unijuí. O campus Ijuí recebeu mais de oito mil pessoas, entre estudantes e professores das redes pública e particular de ensino da região, além de muitas famílias, que conferiram as atividades do Ciência para Todos de forma gratuita. Uma tenda, montada especialmente para o evento, foi o grande palco das mostras que envolveram diversos projetos da Universidade: Meninas Digitais, Feira de Matemática, Física para Todos, MoEduCiTec e Tech Day. 

Convênio entre Banrisul e Unijuí

Os estudantes contam com uma nova modalidade de financiamento para seu curso de graduação presencial na Unijuí: o Crédito Universitário Banrisul. A parceria entre a Universidade e a Instituição Bancária proporciona aos estudantes uma nova alternativa para concluir o sonho da graduação, pagando seu curso no dobro do tempo.

NOVEMBRO 

CPA comemora 15 anos

Neste ano de 2019, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), que tem a atribuição de coordenar, estimular e sistematizar os processos avaliativos na Instituição, completa 15 anos. Por isso, eventos e ações foram realizados para marcar a data comemorativa.

Feira de Carreiras

A Feira abriu possibilidades para profissionais e empresas da região, e até de outros estados, conversarem. Um dos principais objetivos do evento é promover o encontro de estudantes, egressos e comunidade com organizações dos mais variados setores da região, em um ambiente propício para geração de oportunidades, networking, palestras e negócios. 

Folclore no Campus encerra as atividades do projeto Escola, Folclore e Cultura

Em uma tarde de muito sol e lazer, atrações diferenciadas movimentaram o Campus da Unijuí. Representantes dos Grupos de Folclore Chão Batido e Fogo de Chão, do CTG Clube Farroupilha e da Escola Estadual de Ensino Médio São Geraldo realizaram apresentações artísticas, como shows de música tradicionalista, dança e declamação. A comunidade ijuiense também pode aproveitar a exibição do documentário Carijo, pelo CineSesc; as oficinas culturais da Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires; a exposição “Crenças e superstições no imaginário sul-rio-grandense”, do Museu Antropológico Diretor Pestana; entre outras atividades.

Feira do Livro Ijuí

A 27ª Feira do Livro de Ijuí e a 30ª Feira do Livro Infantil do Sesc reuniram a comunidade na Praça da República de Ijuí, com o objetivo de estimular o hábito da leitura. A Unijuí, enquanto instituição de ensino Comunitária, acredita e investe em projetos culturais, por isso, integrou a programação.

Prêmio de Responsabilidade Social

A presidente da Fidene e Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, subiu ao palco do Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, para receber o Prêmio de Responsabilidade Social concedido pelo Parlamento Gaúcho. Esta foi a quinta vez que a Fidene/Unijuí é premiada com o troféu que reconhece projetos voltados ao bem-estar social e à preservação do meio ambiente. Além disso esta foi a quarta vez consecutiva, fato inédito na história da premiação.

 

DEZEMBRO 

Fidene/Unijuí apresenta as melhorias realizadas na sua infraestrutura em 2019

A Fidene/Unijuí apresentou na manhã desta terça-feira, 03, as melhorias realizadas no ano de 2019 na sua infraestrutura. O evento de apresentação reuniu membros da Assembleia Geral da Fidene, imprensa, docentes, chefes de departamento, técnicos-administrativos e de apoio, o prefeito de Ijuí, Valdir Heck, e demais membros da comunidade.

Unijuí sediou o Dia do Bem em Santa Rosa

A Unijuí sediou no domingo (1) a 4ª edição do dia da responsabilidade social, conhecido como o “Dia do Bem”, no campus Santa Rosa. A comunidade prestigiou mais de 40 opções de serviços gratuitos abrangendo o bem-estar físico, social e espiritual, oferecidos por 390 voluntários.

Vestibular Verão

Cerca de 3,2 mil candidatos que realizaram a prova do Vestibular de Verão 2020 da Unijuí, na manhã deste domingo, 1º, tiveram que dissertar sobre água, alimentos e agrotóxicos. O tema da prova de redação exigiu dos candidatos a produção de um texto dissertativo que conciliasse a economia no primeiro setor e os efeitos do uso dos agrotóxicos.

Convênio com o Sicredi

Unijuí e Sicredi assinaram convênio que permitirá financiamento estudantil de até 100% em cursos de graduação da Universidade. A parceria é válida para os cursos de Agronomia, Medicina e Medicina Veterinária. A assinatura do convênio aconteceu em reunião realizada no gabinete da Reitoria.

Unijuí e Demei inauguram um novo sistema de iluminação na Praça da República, em Ijuí

A Praça da República de Ijuí ganhou, na noite de domingo, 01 de dezembro, um bonito presente: uma nova iluminação, moderna e eficiente, com luzes LED. A demonstração inaugural, com a presença do prefeito, Valdir Heck, lideranças da cidade e professores da Unijuí, envolveu também o movimento étnico, com a execução de músicas típicas e uma mostra da iluminação, com a alternação das cores conforme as músicas, representando cada uma das casas étnicas de Ijuí.

Nova Direção da EFA é empossada

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), mantida da Fidene, realizou nesta quarta-feira, 18, o ato solene que marcou a posse da nova direção da EFA para a Gestão 2020/2022. A professora doutora Cátia Maria Nehring, presidente da Fidene e Reitora da Unijuí, fez a entrega das portarias na presença de professores, técnicos-administrativos e de apoio, imprensa e comunidade externa. Foram empossadas as professoras Maria do Carmo Pilissão, como diretora para o segundo mandato, e Maristela Cristiane Heck como vice-diretora do Centro de Educação Básica Francisco de Assis. 

Posse FIDENE/UNIJUÍ 

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 13 dezembro, a posse da Reitoria da Unijuí gestão 2020/2023 e da Presidência da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), gestão 2020/2022. Na oportunidade, também foram empossados os novos integrantes dos Conselhos Superiores da Fundação. O ato solene ocorreu no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, com a presença de autoridades e lideranças regionais e estaduais, convidados, professores e técnicos-administrativos e de apoio da Instituição e imprensa.

Processos seletivos Stricto Sensu

Seis Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí realizaram processos seletivos para ingresso de novas turmas no primeiro semestre de 2020. A Universidade oferta cursos de mestrado e doutorado em todas as áreas do conhecimento e vinculados aos seus seis departamentos. Foram mais de 250 inscritos que concorreram às vagas disponíveis nos programas de Educação nas Ciências, Desenvolvimento Regional, Direitos Humanos, Modelagem Matemática, Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. As aulas terão início no primeiro semestre de 2020.

FIDENE/UNIJUÍ realiza evento de encerramento do ano

A Instituição realizou uma festa de encerramento do ano, com a presença dos colaboradores das mantidas: Unijuí, Unijuí FM, Museu e EFA, realizada no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí, com transmissão em vídeo para Santa Rosa, Panambi e Três Passos. A programação cultural do evento ficou por conta do show Elis e Elas, um tributo a Elis Regina e também a outras grandes intérpretes da Música Popular Brasileira, como Cássia Eller, Marisa Monte, Ana Carolina e outras. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.