Bibliotecário: profissional que dissemina o conhecimento e a informação - Unijuí

Bibliotecário: profissional que dissemina o conhecimento e a informação

Ginamara de Oliveira Lima trabalha a 3 anos na Instituição, Bibliotecária responsável pela Biblioteca do Campus Ijuí e Santa Rosa.

A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, aliada dos estudantes e professores na busca pelo conhecimento e formação profissional, possui um dos maiores acervos de toda a região Noroeste, com mais de 320 mil exemplares físicos, funcionando nos quatro campi da Unijuí. Neste espaço, um importante profissional atua no atendimento ao público: o bibliotecário(a). Ele(a) tem a função de catalogar, conservar e auxiliar na busca dos títulos desejados, entre outras importantes funções.

Nesta quinta-feira, 12 de março, é comemorado o dia do Bibliotecário. Na Unijuí, atuam nessa função três profissionais. Segundo Aline Theobald, o trabalho do Bibliotecário vai além de organizar livros: ele dissemina o conhecimento e a informação. “Defende a liberdade intelectual, a igualdade de acesso à informação para todos, independentemente do seu meio físico”, salienta.

Sobre o trabalho na Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, acrescenta: “acompanhar a construção do desenvolvimento dos estudantes no percurso formativo na Universidade desde a graduação até o doutorado é desafiador. A nossa satisfação é servir de elo entre o usuário e a disponibilização da informação, independente do suporte (físico ou virtual) oferecido pela Universidade”.

Aline Morales dos Santos Theobald trabalha 12 anos na Instituição, Bibliotecária responsável pela Biblioteca da Sede Acadêmica e Biblioteca Mário Quintana da EFA.

Sobre a Biblioteca

A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, a mesma disponibiliza infraestrutura adequada e qualificado acervo para atender a comunidade acadêmica da universidade, tendo como missão "Promover o acesso e a disseminação da informação, através de ações de cunho social, cultural, educacional e científica, para a comunidade acadêmica e regional".

A Biblioteca Digital da UNIJUÍ disponibiliza para as comunidades interna e externa, a produção científica dos programas de graduação e de pós-graduação lato e stricto sensu da Universidade. Inclui registros correspondentes a textos completos digitalizados em formato pdf, devidamente autorizados pelos autores, proporcionando rapidez e facilidade na busca e acesso.

Buscando prestar um atendimento ágil e prático a toda comunidade, a Biblioteca aperfeiçoa constantemente o seu trabalho, desenvolvendo novas formas de atendimento.

Eunice Passos Flores Schwaste trabalha a 3 anos na Instituição, Bibliotecária responsável pela Biblioteca do Campus Três Passos e Panambi.

Horários de atendimento

Segunda a sexta-feira