Ciclo de Formação para a Pesquisa e a Extensão aborda captação de recursos via editais - Unijuí

A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão realizou na quarta-feira, dia 22 de abril, um novo Ciclo de Formação para a Pesquisa e a Extensão. O evento foi direcionado a estudantes envolvidos com projetos de pesquisa e de extensão, com ou sem bolsa de iniciação científica, tecnológica ou de extensão, abordando temáticas gerais de formação necessárias para o desenvolvimento de suas atividades. Nesta edição, em razão da pandemia, o ciclo foi realizado de forma online, pelo plataforma Google Meet, reunindo mais de 160 pessoas simultaneamente.

Foram trabalhadas as seguintes temáticas: “Introdução a captação de recursos através de editais”, ministrada pelo Núcleo de Assessoramento a Projetos da Unijuí e também “Elaboração de Projetos para a Captação de Recursos”, pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Universidade - Criatec. Na formação, os bolsistas conheceram melhor o trabalho do Núcleo de Assessoramento de Projetos, bem como da Incubadora, no trabalho de captar recursos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação na região Noroeste.

Sobre pesquisa e inovação

A Unijuí assume como uma de suas responsabilidades primeiras, enquanto instituição universitária, contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País através da pesquisa. A Unijuí investe no fortalecimento dos Grupos de Pesquisa incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores, a interação com empresas e a cooperação científica nacional e internacional.

Sobre extensão

A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. A atividade de extensão universitária aponta potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e trabalhados por quadros profissionais preparados pelo ensino. Essas atividades incluem ações de cunho educacional, sociocultural, artístico e tecnológico, realizadas de forma sistemática e continuada. Além disso, a Universidade incentiva os projetos de extensão pela concessão de bolsas para estudantes, realização de convênios com instituições e entidades comunitárias e produção de materiais de divulgação do conhecimento, dentre outros.