COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cursos da Graduação Mais utilizam podcast como ferramenta didática

A partir de um modelo de ensino inovador, a Graduação Mais Unijuí fomenta o uso de novas tecnologias e ideias na prática acadêmica. Estão presentes, nesta proposta diferenciada, currículos por competências e módulos, projetos integradores e formação pessoal e profissional (FPP). Uma das novas ferramentas didáticas aplicadas junto aos cursos presenciais é a produção de podcasts, arquivos em áudio que têm se popularizado como método de divulgação de informações. Os podcasts são excelentes alternativas para o estudo e para a sistematização e produção de conteúdos por parte dos alunos.

No primeiro semestre de 2021, os estudantes da disciplina Projeto Integrador Humanidade e Cultura, do curso de Letras - Português e Inglês, compartilharam com a comunidade os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas por meio da playlist “Tire o racismo do seu vocabulário”, em divulgação no canal do Projeto de Extensão Traças Digitais no YouTube e também na programação da Rádio Unijuí FM. De acordo com a professora doutora Rosita da Silva Santos, a ideia é chamar a atenção para expressões do dia a dia que possuem origem em preconceitos estruturais da sociedade.

Os alunos da disciplina de FPP Humanidade, Tecnologia e Trabalho, por sua vez, foram desafiados pelo professor mestre Josei Fernandes Pereira a falar sobre a evolução e perspectivas futuras do trabalho, considerando os seus diferentes cursos de graduação. As pesquisas resultaram na playlist Saberes Universitários, cujo objetivo é auxiliar a comunidade e os futuros estudantes a conhecerem um pouco mais sobre diversas carreiras.

A disciplina de Literatura Contemporânea em Língua Inglesa e o componente da FPP Cinema e Literatura, do curso de Letras, também sistematizaram seus estudos e leituras por meio da gravação de podcasts. Segundo o professor doutor Anderson Amaral de Oliveira, as produções suscitaram um mergulho em uma leitura mais aprofundada de obras literárias. “Os estudantes buscaram desvendar, através da leitura crítica das camadas mais profundas do texto, significados muitas vezes ocultos ao leitor desatento”, afirma. Os podcasts estão em edição pelos bolsistas do Traças Digitais, e, em breve, serão disponibilizados no canal do projeto no Youtube.

Os professores das disciplinas destacam que a busca pelo protagonismo dos estudantes é um desafio na educação contemporânea. Sendo assim, a inovação tecnológica e metodológica apresenta-se como uma possível forma de fazer frente ao desafio de tornar o ensino ainda mais relevante. 

Conheça mais sobre o projeto de extensão Traças Digitais e sobre a Graduação Mais Unijuí nos links abaixo:

Youtube

Facebook

Instagram


Compartilhe!