Selecionado em edital para estrangeiros, estudante do Equador é recepcionado pela Unijuí - Unijuí

Luis Adolfo Patiño Hernandez cursa o doutorado em Modelagem Matemática e Computacional desde o ano passado

A Unijuí recepcionou nesta quinta-feira, 2 de dezembro, o estudante do doutorado em Modelagem Matemática e Computacional, Luis Adolfo Patiño Hernandez, do Equador, que é professor da Universidad Politécnica Estatal del Carchi (Upec) - instituição com a qual a Unijuí mantém acordo de cooperação. A recepção contou com a presença do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González; da orientadora de Luis, professora Fabricia C. R. Frantz; e da assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski.

O estudante foi aprovado no processo de seleção para candidatos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de Mestrado e Doutorado da Unijuí. “Fui convidado para uma reunião de trabalho, onde foram apresentados os principais Programas [de Pós-Graduação Stricto Sensu] que a Unijuí oferece. Como minha área é Computação, fiquei atento ao Programa de Modelagem Matemática e Computacional, em especial à área de Otimização e Integração de Grandes Volumes de Dados”, explicou o doutorando, que participa de aulas online desde o ano passado e que, agora, conseguiu vir para Ijuí, para onde também pretende trazer a família. “Não é sempre que temos uma oportunidade assim”, disse.

A orientadora, professora Fabricia C. R. Frantz, permaneceu por mais de cinco anos na Espanha, para realização do seu doutorado, e sabe exatamente o caminho que o estudante está trilhando - em um novo país, com novas pessoas e idioma. Com a sua experiência, ela está conseguindo auxiliar o doutorando na adaptação e na construção do seu projeto. “Estamos trabalhando em um projeto que o Luis já tinha a intenção de desenvolver e que, coincidentemente, está na mesma área de um outro doutorando, que é Learning Analytics, ou análise de dados educacionais”, destacou a professora. A ideia é dar suporte à gestão universitária e entender problemas que podem acontecer no aprendizado a partir da análise de dados computacionais, gerados em sistemas utilizados por estudantes e professores.

Segundo o vice-reitor, professor Fernando Jaime González, a política de internacionalização da Unijuí tem dois propósitos: primeiro, potencializar a pesquisa, já que o intercâmbio permite que o conhecimento produzido aqui seja conhecido fora dos limites do País; e o enriquecimento cultural. “Ter uma pessoa de outro país possibilita que nossos estudantes conheçam outras realidades, outros contextos, e oportuniza que portas se abram em outras instituições, em outros países”, reforçou.