Entidade recebe materiais de higiene arrecadados na Tertúlia Universitária - Unijuí

Entidade recebe materiais de higiene arrecadados na Tertúlia Universitária

No fim da tarde desta sexta-feira, a Unijuí, através do Coral, Cia. Cadagy e Assessoria de Cultura da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão realizou a entrega de diversos matérias de higiene pessoal para a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – AAPECAN. Os materiais foram arrecadados como forma de ingresso na Tertúlia Universitária, realizada no último dia 10 de setembro.

A Associação

Em 05 de Março de 2005, foi fundada a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – AAPECAN, em Caxias do Sul. A ideia de abrir uma entidade que apoiasse portadores de câncer surgiu a partir de um grupo de voluntários que realizava atividades para a comunidade, como visitas em hospitais, bairros, e associações beneficentes. Durante estas visitas, perceberam a dificuldade que enfrentavam as pessoas com câncer, em terem todas as suas necessidades básicas atendidas, principalmente pós-internação, já que a continuidade do tratamento e dos suplementos necessários é de custo elevado.

Atualmente, conta com 14 unidades de atendimento e nove Casas de Apoio no Rio Grande do Sul, incluindo Ijuí. Com espaço para 12 leitos, oferece quatro (04) refeições diárias a pessoas vindas de outros municípios para tratamento oncológico como quimioterapia e radioterapia. Em Ijuí, funciona na Rua Dr. Pestana, nº 76 e o telefone de contato é (55) 3333-0289.

A Tertúlia Universitária

O evento proporcionou ao público, gratuitamente, no dia 10 de setembro, o resgate e a valorização das tradições gaúchas através de expressões artísticas mostrando um pouco da cultura, história, costumes e folclore gaúcho.

O espetáculo contou com as apresentações artísticas do Coral UNIJUÍ e Coral Cantanti Del Grappa (Ivorá/RS); danças com a Cia Cadagy; Gupos vocais: Vocal Querência e Vocal Masculino Vivavoz; declamação e poesia: Giomar Bica; solistas do Coral UNIJUÍ: Luciane Braz, Alisson Frós, Josiane Fagundes e Ana Paula Noronha; Grupos Artísticos: Grupo Bem Campeiro e Grupo Campeiros da AgroVet e o cerimonialista Pedro Darci de Oliveira. O evento foi transmitido ao vivo pela Rádio Unijuí FM.