Mais de 200 anos de história no palco com a Orquestra da Georgia - Unijuí

Mais de 200 anos de história no palco com a Orquestra da Georgia

O Concerto Internacional do Quinteto da Orquestra da Georgia, que acontece no próximo domingo, 10, às 19h30min no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum da Unijuí, contará com um instrumento secular no palco. Trata-se de um piano adquirido pela família Busanello, de Ijuí, em meados de 1918.

Luis Pedro Busanello, morador de Santa Rosa, ouviu falar naquela época que um senhor de Porto Alegre tinha um piano de fabricação alemã para vender. Luis então viajou até a capital do estado e adquiriu o instrumento pelo preço de 1 conto de réis (cerca de 100 mil reais).

A aquisição foi tão bem aceita na família que ninguém mais quis se desfazer do instrumento. O som suave do piano de cordas, feito de madeira e cordas de cobre, encantava a todos. Moradores de cidades vizinhas podiam ouvir de longe o piano. Hoje, com a poluição sonora, não é mais possível.

Foi assim por muitos anos até Luis Pedro Busanello falecer e o piano ser adquirido pelo seu médico, como forma de pagamento. Não demorou muito e o piano logo voltou para a família por um valor simbólico. Desde então, o instrumento raro, com mais de 200 anos, está na família Busanello, segundo André, um dos herdeiros da relíquia.

O piano ganhou um manuscrito para contar sua história e, no dia 10 de junho, fará parte do Concerto Internacional da Orquestra da Georgia. Com a necessidade de um piano para a apresentação da Orquestra, esse foi o único encontrado em Ijuí em perfeito estado de conservação, conforme constatou Euclair da Silva Moreira, técnico afinador de pianos, responsável pela afinação do instrumento musical.

O Quinteto da Orquestra da Georgia, formado por um Quarteto de Cordas mais piano, é composto por professores da University of Georgia (UGA) e um professor da Southwestern Adventist University, Rogério Nunes, único brasileiro do grupo.

Após a apresentação, o piano ficará em exposição no Museu Antropológico Diretor Pestana. Os ingressos para o Concerto estão disponíveis nos Caixas da Unijuí, nos quatro campi, Pano Leve, Literatu’s e Kika Moda Íntima, a partir de R$ 20,00. Outras informações estão disponíveis no e-mail: cultura@unijui.edu.br ou (55) 3332-0334.

O Concerto Internacional tem o apoio da Prefeitura de Ijuí, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, e Fecomércio/RS Sesc.