Unijuí lança duas obras de professores seniores - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí lança duas obras de professores seniores

                 

O Hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, em frente ao novo espaço da Editora Unijuí, será local, no início da noite desta quinta-feira, do lançamento de duas obras de professores seniores da Unijuí: a sociológica Neyta Oliveira Belato e o historiador Dinarte Belato. O evento inicia às 19h30min.

Os livros têm como títulos “Memória Familiar: histórias das famílias Oliveira, Ávila, Almeida, Brum e Moreira” e “Legado Franciscano: contribuição dos freis capuchinhos na educação de filhos de colonos italianos do Rio Grande do Sul, 1950-1970”.

Na Unijuí, o lançamento será realizado por meio do Departamento de Humanidades e Educação (DHE) e do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC). 

Confira mais detalhes das obras:

“Memória Familiar: histórias das famílias Oliveira, Ávila, Almeida, Brum e Moreira”, de Neyta Oliveira Belato e Dinarte Belato: é um livro de resgate das histórias de vida das famílias, num entrelaçamento de suas origens, raízes, com a vida do trabalho, numa perspectiva que estabelece relações com o lugar, os processos de ocupação e uso da terra, a produção e o trabalho com as demais instâncias da vida, como a educação, a arte, o lazer, a solidariedade, num tempo-espaço, onde estes sujeitos são atores sociais da história local/regional. Uma trama de memórias coletivas, produzindo história que é referência para o presente e futuro.  

Legado Franciscano; contribuição dos freis capuchinhos na educação de filhos de colonos italianos do Rio Grande do Sul, 1950-1970”, com redação de Dinarte Belato: é o relato de um grupo de 15 ex-seminaristas e de frei Antoninho Pasqualon, filhos de colonos, em sua quase totalidade descendentes de imigrantes italianos, que ingressaram no seminário da Província dos freis capuchinhos em 1953. É importante salientar que o texto contou sempre com a colaboração das esposas, que ativamente participaram de sua construção. O livro compõe-se de três capítulos. De um ponto de vista histórico, segundo Dinarte Bellato, em resumo fornecido pela Diagrama Editorial, é importante salientar que a “sociedade dos colonos” e a “sociedade dos capuchinhos”, tal como nelas vivemos e aqui descrevemos, não mais existem, transformadas que foram pelos movimentos de renovação e aggiornamento da Igreja Católica, e transformações pelas quais passou a sociedade brasileira, que erradicaram as antigas estruturas originárias da ocupação colonial por imigrantes europeus de parcelas significativas do território do Rio Grande do Sul.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.