Professores Neyta e Dinarte Belato realizam o lançamento de duas obras na Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professores Neyta e Dinarte Belato realizam o lançamento de duas obras na Unijuí

                 

O Hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, em frente ao novo espaço da Editora Unijuí, recebeu, na noite desta quinta-feira, o lançamento de duas obras de professores seniores da Unijuí: a socióloga Neyta Oliveira Belato e o historiador Dinarte Belato lançaram obras frutos de pesquisas.

Os livros têm como títulos “Memória Familiar: histórias das famílias Oliveira, Ávila, Almeida, Brum e Moreira” e “Legado Franciscano: contribuição dos freis capuchinhos na educação de filhos de colonos italianos do Rio Grande do Sul, 1950-1970”. O lançamento foi realizado por meio do Departamento de Humanidades e Educação (DHE) e do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), com colaboração da Editora Unijuí. 

Sobre a obra “Memória Familiar”, a professor Neyta abordou a motivação de pesquisa: “é um trabalho que começa após o nascimento da minha neta, a Júlia. Quando ela nasceu, eu me dei conta de que não sabia quase nada da história da minha família. Por isso, decidi escrever, para que ela possa ter um pouco mais de identidade e conhecimento da história familiar. Esta memória não quer simplesmente trazer a árvore genealógica das pessoas, ela é dirigida aos netos, para que entendam a história e o processo de desenvolvimento da região”, comentou a professora.

De acordo com Dinarte Belato, o livro “Legado Franciscano” significa o encontro de 17 colegas que entraram em um Seminário em 1953 e, 50 anos depois, se reencontraram. “Decidimos que todos os encontros eram momentos de reflexão para reconstruir a nossa história. É, de fato, uma construção coletiva deste grupo, com a colaboração importantíssima das nossas esposas, tanto do ponto de vista teórico, quanto da participação nos debates e com relatos pessoais. Dividimos a obra em três capítulos, representando os tempos distintos da nossa trajetória”, complementou o professor.  

O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, que esteve presente no lançamento, comentou sobre a importância do lançamento. “Fomos apresentados a duas obras que permitem entender o porquê desta região ter se desenvolvido da forma como se desenvolveu, permitem compreender o porquê desta região ser diferente, com Instituições como a Unijuí, os Coredes, que aqui nasceram, além do trabalho comunitário de base”, observou.

Confira mais detalhes das obras:

“Memória Familiar: histórias das famílias Oliveira, Ávila, Almeida, Brum e Moreira”, de Neyta Oliveira Belato e Dinarte Belato: é um livro de resgate das histórias de vida das famílias, num entrelaçamento de suas origens, raízes, com a vida do trabalho, numa perspectiva que estabelece relações com o lugar, os processos de ocupação e uso da terra, a produção e o trabalho com as demais instâncias da vida, como a educação, a arte, o lazer, a solidariedade, num tempo-espaço, onde estes sujeitos são atores sociais da história local/regional. Uma trama de memórias coletivas, produzindo história que é referência para o presente e o futuro.  

Legado Franciscano; contribuição dos freis capuchinhos na educação de filhos de colonos italianos do Rio Grande do Sul, 1950-1970”, com redação de Dinarte Belato: é o relato de um grupo de 15 ex-seminaristas e de frei Antoninho Pasqualon, filhos de colonos, em sua quase totalidade descendentes de imigrantes italianos, que ingressaram no seminário da Província dos freis capuchinhos em 1953. É importante salientar que o texto contou sempre com a colaboração das esposas, que ativamente participaram de sua construção. O livro compõe-se de três capítulos. De um ponto de vista histórico, segundo Dinarte Belato, em resumo fornecido pela Diagrama Editorial, é importante salientar que a “sociedade dos colonos” e a “sociedade dos capuchinhos”, tal como nelas vivemos e aqui descrevemos, não mais existem, transformadas que foram pelos movimentos de renovação e aggiornamento (atualização) da Igreja Católica, e transformações pelas quais passou a sociedade brasileira, que erradicaram as antigas estruturas originárias da ocupação colonial por imigrantes europeus de parcelas significativas do território do Rio Grande do Sul.

O livro está disponível em e-book, pelo link: www.diagramaeditorial.com.br/legado


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.