Museu promove curso “A formação Social do Rio Grande do Sul: africanos e caboclos” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Museu promove curso “A formação Social do Rio Grande do Sul: africanos e caboclos”

Na manhã desta sexta-feira, 17, o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) promoveu, de forma gratuita, o curso “A formação Social do Rio Grande do Sul: africanos e caboclos”. A atividade, conduzida pelo professor Paulo Zarth, foi aberta ao público. Segundo o historiador, o objetivo foi demonstrar a presença desses dois grupos sociais na região de Ijuí.

“Esses grupos se estabeleceram muito antes da colonização oficial, que é de 1890. A intenção de trazer essas informações é entender melhor como se formou a nossa comunidade, nossa sociedade, e também, num sentido educacional, para ajudarmos a combater a intolerância racial, que ainda existe, infelizmente”, destacou o professor.

O Museu foi escolhido para a formação por ser um lugar de memória, onde se guardam as informações, documentação e vestígios de todos os grupos sociais e culturais que formaram a sociedade regional. “Por isso fizemos essa ação aqui, para colaborar, manter e preservar a memória, considerando também que o MADP é um dos melhores museus e arquivos do Rio grande do Sul, muito bem organizado, com uma equipe que sempre primou pela qualidade e também, principalmente, pelo aspecto acadêmico de organização do Museu”.

Ainda sobre o tema, Paulo Zarth destacou que somos uma comunidade múltipla, de vários grupos e várias tendências e “para viver em harmonia precisamos conhecer as origens dos grupos que contribuíram para a formação social da região”.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.