Talentos locais subiram ao palco da Tertúlia Universitária deste domingo - Unijuí

Talentos locais subiram ao palco da Tertúlia Universitária deste domingo

Um evento artístico cultural com professores, estudantes, técnicos administrativos e de apoio e egressos da Unijuí, assim se constituiu a 3ª Tertúlia Universitária – Descobrindo Talentos, que na tarde deste domingo, 02, esteve no palco no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum e ao vivo na Rádio UNIJUÍ FM.

A abertura ficou a cargo do Coral Unijuí, com “Hino ao Rio Grande” e “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”, seguida por apresentações de grupos vocais, instrumentais, intérpretes solistas e também declamação. Também foi feita homenagem a um dos grandes nomes da cultura gaúcha, o folclorista, compositor, radialista e pesquisador brasileiro, Paixão Côrtes, falecido recentemente, por meio de versos proferidos pelo comentarista da Rádio UNIJUÍ FM, Vander Olson.

A regente do Coral, Helena Sala, avaliou esta terceira edição da Tertúlia Universitária. “A gente conseguiu trazer novos talentos, tinha gente que nunca tinha subido num palco e fez isso pela primeira vez, aqui na Unijuí”, afirma. Já a Assessora de Cultura da instituição, Sirlei Schneider, projetou a quarta edição do evento. “A Tertúlia veio para ficar, este ano o desafio era trazer talentos internos e para o próximo ano vamos fomentar ainda mais esta ideia. A Tertúlia é um berçário para outros festivais”, resume. “Foi um dos melhores eventos, porque tivemos gente nossa, aqui da casa”, também avaliou o cerimonialista Pedro Darci de Oliveira.

A Comissão Avaliadora, que selecionou as 15 composições, teve como integrantes o músico, poeta, compositor, jurado de diversos festivais nativistas, Pedro Darci de Oliveira; o advogado e comentarista do projeto Na Trilha dos Festivais, da Unijuí FM, Vander Olson; o professor  universitário pesquisador no âmbito da Sociologia Regional, Ênio Silva; a Assessora de Cultura da Unijuí, Sirlei Schneider; e a regente do Coral Unijuí, Helena Sala. O evento é uma promoção da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, por meio do Coral UNIJUÍ e na UNIJUÍ FM teve apoio de Tabaimóveis Ijuí, Ecos Sistema de Ensino, Clic Rápido Telecom, Ótica Albrecht, Erva Mate Seiva Pura, Goldentur, TopWay English School, Ramos e Copini Autopeças, Posto Lara Ijuí, Vip Rent a Car Locadora, Guia Fácil, Madeireira Leal e Rustic Móveis.

Além da Tertúlia Universitária, ainda foi realizada uma ação da promoção Férias de Ouro UNIJUÍ FM e Goldentur Viagens e Turismo, que em dezembro irá premiar um participante com um voucher de R$ 2.500,00 em viagem. O regulamento encontra-se em www.radio.unijui.edu.br.

Este evento foi patrocinado pelo Programa Empreender para transformar da Sicredi das Culturas RS no qual o Coral Unijuí foi contemplado.