Museu inaugura recursos que qualificam a acessibilidade ao acervo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Museu inaugura recursos que qualificam a acessibilidade ao acervo

           
   

Com o objetivo de apresentar para a comunidade as intervenções e as aquisições feitas a melhoria dos espaços, o Museu Antropológico Diretor Pestana realizou uma cerimônia marcando a conclusão do Projeto “Adaptação do Espaço da Exposição de Longa Duração do Museu Antropológico Diretor Pestana com Vistas à Universalização do Acesso”. 

As melhorias foram realizadas por meio dos recursos advindos do Projeto selecionado pelo Programa Caixa de apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2017/2018, encaminhado pela Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana, e tiveram um valor de R$ 250 mil. O projeto possibilitou a adaptação e qualificação da Exposição de Longa Duração e seus acessos, com ações voltadas à acessibilidade cognitiva, sensorial e motora, garantindo acolhimento de público visitante, promovendo maior segurança, dinamismo e interação para os visitantes nos espaços expositivos. 

A diretora do Museu, Stela Zambiazi de Oliveira, observou durante o evento que este Projeto é era sonho antigo do Museu. “A comunidade é nossa razão de ser, por isso a inclusão não pode ficar de fora dos nossos espaços. Os nossos visitantes com algum tipo de deficiência auditiva ou visual podem ter acesso ao nosso acervo. Temos, agora, telas com narração em português, espanhol e inglês com legendas, tudo isso em uma linguagem acessível, entre outros recursos”, explica. 

Representando a patrocinadora do Projeto, o gerente geral da Caixa Econômica Federal em Ijuí, Marcos Rogério Martins, disse que a Instituição federal acredita na importância de investir na acessibilidade, para que um maior número de pessoas possa desfrutar do conhecimento proporcionado pelo MADP. “Somos parceiros para projetos que tragam inclusão e abram espaços para todas as pessoas”, salientou. 

A presidente da FIDENE e Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, lembrou que é importante este movimento para o Museu e para a comunidade, que pode desfrutar do acervo de uma maneira nova. “Um museu tem sentido, de fato, quando as pessoas vivem este espaço. Por isso é importante realizarmos esta atualização em termos de tecnologia, conectarmos o Museu com os novos tempos e este Projeto veio nesta perspectiva”, complementou. 

Após o descerramento da fita comemorativa ao momento, a empresa que executou o Projeto explicou o funcionamento das telas, um dos recursos de acessibilidade disponíveis a partir de agora no Museu. Durante a cerimônia, ainda, a professora de piano Tânia Brendler fez algumas intervenções musicais. Ao final, os participantes da cerimônia puderam desfrutar de um coquetel patrocinado pelo Supermercado Zaffari.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.