Concerto compartilhado: Coral Unijuí e Apusm se apresentam na sexta-feira - Unijuí

Concerto compartilhado: Coral Unijuí e Apusm se apresentam na sexta-feira

No dia 26 de abril, sexta-feira, a Unijuí e o Coral da Apusm (Santa Maria) vão realizar uma apresentação conjunta, no Auditório do Sesc, em Ijuí, às 20h. Os ingressos estão disponíveis nos caixas da Unijuí e com integrantes do Coral ao valor de 15,00 reais, sendo que estudantes, idosos e pessoas com necessidades especiais pagam meia entrada, no valor de 8,00 reais.

Segundo a regente do Coral Unijuí, Helena Sala, a ideia desta apresentação já vem sendo trabalhada desde o ano passado. “O Coral Unijuí participou, em 2018, do Festival de Coros de Santa Maria, sediado e coordenado pelo Coral APUSM. Após esta participação surgiu a parceria para trazer ao município de Ijuí este concerto que envolve canções a capella e com acompanhamento instrumental com repertório de músicas populares, sacras e eruditas, com apresentações individuais do Coral Unijuí e Coral Apusm. Também teremos uma apresentação em conjunto com os dois corais”, observa.

Ainda segundo Helena, será um momento muito importante para o canto coral na cidade de Ijuí, e para todos que gostam e apreciam música. “É uma grande oportunidade de conhecer o Coral APUSM, sua proposta, suas músicas e sua característica que nos encantaram no ano passado, quando tivemos a oportunidade de vê-los durante o Festival de Inverno de Santa Maria, na cidade de Santa Maria/RS”, complementa.

Sobre o Coral convidado

O Coral APUSM - Associação dos Professores Universitários de Santa Maria - iniciou suas atividades em agosto de 2006 como resultado de uma parceria entre a Associação Coro de Câmara Santa Maria e a Associação dos Professores Universitários de Santa Maria, visando difundir o Canto Coral e divulgar o nome da APUSM. O Regente Nei Beck é graduado em Música (Canto) pela UFSM. O atual Presidente é Fernando Lüdtke e o Coral Apusm conta hoje com 36 integrantes.

Sobre o Coral Unijuí

O Coral da UNIJUÍ é um espaço de integração entre o meio universitário e a comunidade, que leva a cultura em forma de música a diferentes públicos. Há mais de 20 anos a história do Coral UNIJUÍ se confunde com a história cultural da região levando a alegria da música. É um projeto cultural vinculado a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ. Apresentando-se em diversas oportunidades o Coral tornou-se um espaço de integração do meio universitário com a comunidade, levando a cultura em forma de música a diferentes públicos.

Há mais de 26 anos a história do Coral UNIJUÍ se confunde com a história cultural da região levando a alegria da música. O grupo é formado por alunos, professores, funcionários, ex-alunos da Instituição, além de membros da comunidade. Desde 2015, assumiu a regência e coordenação do coral Helena Sala, Licenciada em Música pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.