Biblioteca de portas abertas: histórias infantis encantam crianças em Três Passos - Unijuí

Com barulhos e conversas típicas entre crianças, uma turma de alunos de uma Escola Municipal foi chegando na Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus da Unijuí em Três Passos, que também atende como Biblioteca Municipal, mesclando acervos e atendimentos. Ansiosos e alegres para uma sessão de histórias e músicas infantis, a turminha foi se acomodando no espaço destinado para essas atividades.

Funcionando há cerca de duas décadas, a sessão de contação de histórias é uma parceria da Unijuí com a Secretaria Municipal de Educação do Município, atendendo escolas municipais, estaduais e a rede particular todas as quintas-feiras, por cerca de uma hora, no turno da tarde, mediante agendamento. No menu, clássicos como o Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos, além de histórias mais recentes, pesquisadas na internet, ou indicadas por voluntários e interessados neste mundo da imaginação e da leitura.

“Esse é um momento muito importante para os alunos, de ter contato com as histórias, com os livros, de imaginar. Também é importante que eles saiam um pouco, conheçam o ambiente da biblioteca. Muitos estão entrando nela pela primeira vez”, salienta a professora Laura Jaeger, da Escola Municipal João Padilha do Nascimento.

Depois de acomodada, a turma aproveitou o prazer de ouvir uma boa história, cantou músicas e teve contato com livros. Por fim, saíram da atividade com uma pintura na mão, momento bastante aguardado pelos pequenos. “Nós mesmos confeccionamos os fantoches e outros materiais utilizados na hora do conto. Estamos sempre procurando inovar”, salienta Fabiana D'Avila, técnica-administrativa da Unijuí. “Realizamos todo um preparo para não repetirmos histórias para a mesma escola. Também ensaiamos as histórias para nos preparar”, complementa Margarete Kuhn da Silva, funcionária da prefeitura de Três Passos.

Para o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Três Passos, Valdemar Roque Bonatto, a iniciativa é uma importante ferramenta para a formação infantil. “Sobretudo porque transmite valores morais e culturais, incentiva o hábito da leitura, promove trocas de experiências, desperta a imaginação e ajuda os alunos a entenderem melhor o mundo a sua volta, além de outros inúmeros benefícios. Uma parceria muito interessante entre Município e a Universidade", pontuou.