Unijuí e Unijuí FM promovem formação de professores para projeto cultural - Unijuí

Unijuí e Unijuí FM promovem formação de professores para projeto cultural

Neste sábado, 6 de julho, acontece a segunda fase do projeto Escola, Folclore e Cultura, promovido pela Unijuí e pela Rádio Educativa Unijuí FM, por meio de financiamento do Pró-Cultura RS. Neste dia, será realizado o Seminário de Formação sobre Folclore Regional, Cultura Popular e Cultura Tradicional Gaúcha, para professores de escolas públicas e privadas de Ijuí.

Cerca de 100 professores das escolas que aderiram ao projeto participarão, no turno da manhã, no Centro de Eventos da Universidade, da formação que será ministrada por docentes do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí, cursos de Pedagogia e Letras, com apoio da Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação.

No evento, também será entregue às escolas o CD com Conteúdos Folclóricos, a ser utilizado em sala de aula, complementando os estudos sobre as temáticas.

Próxima etapa

Na formação, será lançada a próxima etapa do projeto: a realização de atividades nas escolas, contemplando três níveis de educação básica das escolas de Ensino Fundamental.

Divididos em grupos “Artistas Mirins” (Educação Infantil), “Pequenos Jornalistas” (Anos Iniciais) e “Jovens Escritores” (Anos Finais), estudantes de 10 escolas, em cada nível de ensino, trabalharão temáticas distintas em sala de aula, que resultarão em mostra, áudio e livro, a serem socializados com a comunidade em um evento público, no Campus da Unijuí, ao final do ano letivo de 2019.

O projeto

O ‘Escola, Folclore e Cultura - Conhecimento e preservação dos saberes, tradições e manifestações culturais do gaúcho” é um projeto cultural que objetiva promover o estudo e o resgate do folclore regional e das culturas populares e tradicionais do Estado em escolas de Ensino Fundamental de Ijuí, públicas e privadas, nas três etapas da Educação Básica.

A iniciativa contempla, para além do Seminário e do trabalho em sala de aula, a distribuição de obras para os estudos; a disponibilização de CD com 50 conteúdos em áudio sobre as temáticas, levando o rádio para a sala de aula; e a realização do evento Folclore no Campus, com atrações culturais, participação de alunos, Mostra dos Artistas Mirins, cabine radiofônica dos Pequenos Jornalistas e distribuição do Dicionário de Falares do Gaúcho elaborado pelos Jovens Escritores.

As escolas participantes também serão contempladas com as coleções Mato Encantado, Prendas e Peões e Dicionário de Falares do Gaúcho, conforme o nível de ensino.