Unijuí FM realiza Concurso Literário sobre “Folclore Brasileiro e nosso Meio Ambiente” - Unijuí

A Rádio Educativa Unijuí FM e o Curso de Letras, do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí, realizam o Concurso Literário “Folclore Brasileiro e nosso Meio Ambiente”. A atividade que integra o projeto Ações Sustentáveis nas Escolas de Ijuí em 2019, contempla estudantes do 6º ao 9º ano das escolas municipais, estaduais e particulares de Ijuí, e de escolas estaduais dos municípios de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Inhacorá, Jóia, Nova Ramada e Panambi). Cada participante poderá inscrever uma produção inédita, que deve ser entregue até o dia 13 de setembro de 2019 na secretaria da Rádio Educativa Unijuí FM (Campus Ijuí). O material poderá ser encaminhado por correio por meio de carta registrada, desde que a data da postagem esteja dentro do prazo de inscrição.

Redação - Ao aluno participante é exigida a produção textual do gênero Conto, de 01 a 03 páginas, com a temática “Folclore Brasileiro e o nosso Meio Ambiente”. Desta forma, o texto deve trazer um ou mais personagens de lendas, festas, brincadeiras, crenças, comidas típicas e outros costumes do folclore brasileiro, inseridos num enredo em relação ao meio ambiente e sustentabilidade em tempos atuais. O texto deverá ser manuscrito à caneta azul ou preta com os seguintes dados de identificação: nome completo da escola e seu município, nome completo do aluno, nome completo do professor orientador, ano e turma em que o aluno está matriculado.

Avaliação - A avaliação das produções textuais será realizada por uma comissão de professores do Curso de Letras, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ. Serão consideradas as seguintes competências:

- Adequação ao gênero e ao tema, no que se refere à inventividade e criatividade na forma e conteúdo;

- Número de páginas;

- Texto manuscrito com caneta azul ou preta;

- Qualidade do enredo;

- Uso/cuidado com a escrita, segundo gramática e ortografia;

- Clareza de ideias.

A comissão avaliadora irá eleger um ou mais alunos denominados finalistas, para que juntamente com suas turmas estejam presentes na cerimônia de premiação representando suas escolas. Deste grupo será realizada uma triagem para eleger os 12 premiados.

Premiação - Haverá premiação para os alunos nas seguintes colocações:

- 1º lugares do 6º, 7º, 8º e 9º anos: um smartphone, uma medalha, um certificado, um livro impresso contendo as 12 redações premiadas e um CD contendo o áudio das 12 redações premiadas, que serão transformadas em radionovelas;

- 2º lugares do 6º, 7º, 8º e 9º anos: um fone de ouvido sem fio com bluetooth e entrada para cartão de memória, uma medalha, um certificado, um livro impresso contendo as 12 redações premiadas e um CD contendo o áudio das 12 redações premiadas, que serão transformadas em radionovelas;

- 3º lugares do 6º, 7º, 8º e 9º anos: um vale-livro no valor de R$ 50, uma medalha, um certificado, um livro impresso contendo as 12 redações premiadas e um CD contendo o áudio das 12 redações premiadas, que serão transformadas em radionovelas.

Também receberão premiação os professores das seguintes colocações: 1º lugar do 6º, 7º, 8º e 9º ano: um kit personalizado, um livro, uma agenda 2020. Todos os 12 professores que tiverem seus alunos premiados receberão certificados de participação como orientadores da atividade, um livro impresso contendo as 12 redações premiadas e um CD contendo o áudio das 12 redações premiadas, que serão transformadas em radionovelas.

O livro - As redações premiadas serão compiladas em livro impresso, com tiragem total de mil exemplares, a serem distribuídas no dia do evento de premiação de forma gratuita e/ou em outros eventos que a Rádio Unijuí FM vier a participar. As redações premiadas serão transformadas em radionovelas para serem veiculadas na programação da Unijuí FM e na sessão de podcasts da emissora. A solenidade de premiação ocorrerá na manhã de 29 de outubro de 2019, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no campus Ijuí, com a participação dos alunos/turmas finalistas de cada escola.

O concurso - Este Concurso Literário está sendo financiado com recursos financeiros oriundos do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-Cultura RS), por meio de convênio firmado entre o Município de Ijuí – Poder Executivo e o Estado do Rio Grande do Sul, regulamentado pelo edital de seleção pública Nº 01/2018 – Cultura Ijuiense em Destaque. (Clique aqui para acessar o regulamento completo).