Estudantes de Córdoba estão se preparando para o Projeto de Intervenção Urbana em Ijuí - Unijuí

O Projeto de Intervenção Urbana em Ijuí, que acontecerá entre os dias 16 e 20 de setembro, está gerando repercussões até na Argentina. Estudantes da Facultad de Arquitectura Urbanismo y Diseño, da Universidade Nacional de Córdoba, estão trabalhando sob a orientação de professores nos projetos desenvolvidos pelos estudantes da Unijuí e que serão construídos e disponibilizados em diversos locais da cidade.

Fruto de uma parceria inédita para o Estado, reunindo a Unijuí, Universidade de Córdoba e Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo, além da UETI, representando o movimento étnico, os mobiliários urbanos que serão trabalhados pelos estudantes de ambas instituições serão instaladas em pontos da cidade, somando seis projetos no total, sendo eles: um no Parque de Exposições, um na Praça da República, três na Avenida Pinheiro Machado (canal) e um no Campus da Unijuí. Para instalação das esculturas virão 10 professores e 50 alunos da Universidade de Córdoba que, em conjunto com os professores e estudantes dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, farão a produção e instalação na cidade.

Antes de virem para Ijuí, os estudantes de Córdoba estão analisando os projetos que foram idealizados pelos estudantes da Unijuí. Segundo o professor Jonny Gallardo, um dos idealizadores da iniciativa, a ideia é realizar ajustes técnicos e ergonômicos, além de cálculos de materiais e insumos necessários para as atividades que acontecerão em setembro. A expectativa é grande da Instituição argentina. “O Projeto tem como objetivo contribuir com a identidade regional, a cidade e sua tradição. Também é uma experiência pedagógica com uma pegada prática de alto impacto no território”, observa.

O Projeto já é desenvolvido em Córdoba, observa o professor Gallardo, e, agora, pela primeira vez fora da Argentina. “Acreditamos que pode ser o início de futuros projetos. Neste sentido, foi fundamental o apoio da Reitoria, dos professores e estudantes da Unijuí no Projeto”, complementou.

Saiba mais sobre o Projeto

É objetivo desta iniciativa pensar a cidade em diálogo com o movimento étnico, além de trazer um pouco da Expoijuí/Fenadi para dentro do espaço urbano. Desta forma, ele será realizado em setembro de 2019, dias prévios à realização da Feira. Os estudantes das duas Universidades estão estudando o espaço urbano de Ijuí para projetar e posteriormente fabricar instalações em madeira. As peças estarão disponíveis para interação com a comunidade.

O desenvolvimento do Projeto só se tornou possível pela colaboração e parceria das Universidades com o Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município e do movimento étnico, por meio da União das Etnias de Ijuí (UETI) e do Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias.

O Projeto, coordenado pelo professor da UNC, Jonny Gallardo, já é realizado em Córdoba, na Argentina, há algumas edições, com sucesso. Na última, realizada em 2018, ocorreu durante a Bienal do Design, organizada pela Cámara de la Madera, Mueble y Equipamiento de Córdoba, ADEC, La Facultad de Arquitectura Urbanismo y Diseño de la UNC y la Municipalidad de Córdoba. A ação teve, inclusive, cobertura da mídia nacional do país vizinho. Confira a matéria do Jornal O Clarín, um dos principais da Argentina.

Na galeria de fotos, alguns registros das intervenções realizadas em 2018, em Córdoba.