Dia Nacional do Livro é celebrado com programação cultural na Universidade - Unijuí

Dia Nacional do Livro é celebrado com programação cultural na Universidade

Nesta terça-feira, Dia Nacional do Livro, a literatura foi celebrada com uma programação diversificada na Universidade. Com o objetivo de reunir pessoas, amantes e admiradoras da literatura - prosa, poesia e música, elementos que enriquecem a cultura humana, a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques promoveu, em parceria com o curso de Letras, o Sarau Literário. A data marca também o dia em que a Biblioteca Universitária, em 29 de outubro de 2003, recebeu o nome de "Mario Osorio Marques", um dos fundadores da Instituição.

A programação, que foi realizada no Espaço Cultural junto ao Gasteiz Vitória, no Campus Ijuí, iniciou com a entrega de um brinde, em parceria com a Editora Unijuí, aos quatro estudantes que mais retiraram livros na Biblioteca neste ano. Foram eles:

- Mestrando em Direitos Humanos, Flávio Fagundes, com 92 livros - entregue pela Reitora, professora Cátia Nehring;

- Mestrando em Direitos Humanos, André Giovane de Castro, com 55 livros – entregue pela Vice-Reitora de Graduação, Cristina Pozzobon;

- Estudante de Direito, Thales Rauber Figueiró, com 48 livros - entregue pelo Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando González;

- Estudante de Medicina Veterinária, Luiz Felipe Danrat, com 47 livros - entregue pelo Vice-Reitor de Administração, Dieter Siedenberg;

Dando sequência na programação, o Patrono da Feira do Livro de Ijuí, o empresário e escritor Juarez Folletto, falou um pouco do evento da próxima semana e também apresentou um pouco da sua produção de poesias (Estalos e Sonhos de Poeta). Também houve a participação do curso de Letras da Universidade, iniciando pela professora Taise Neves Possani, depois com estudantes que também são escritores: Érico Hammaerström, Franciele Oliveira e Dominique Amaral, e o convidado Marcelo Frota, autor e aluno do Mestrado em Educação. Os estudantes do Doutorado em Educação nas Ciências, Juan Gabriel Perilla Jiménez e Jacqueline Ramirez, oriundos da Colômbia, socializaram poemas de autores de língua espanhola. A música ficou por conta do integrante do Laboratório de Ensino de Línguas - LELU, tutor e professor, Lucas Prauchner.

Programação diversificada

Além do Sarau, A Biblioteca Universitária promoveu, durante o dia, a contação histórias na Biblioteca da Sede Acadêmica para os alunos da EFA - Educação Infantil e Anos Iniciais. As histórias escolhidas foram "Ted, meu tênis" e "Imagine", tradução de Marina Colasanti da letra da música de John Lennon. As histórias foram contadas pelas técnicas-administrativas da Biblioteca, que também organizaram uma exposição sobre curiosidades sobre alguns livros da Biblioteca: os mais lidos do mundo; o mais velho; os menores; o com a frase mais longa; em braile; os mais vendidos de autor brasileiro; e o primeiro livro escrito em máquina de escrever, em edição impressa (todos disponíveis na Biblioteca). Na oportunidade, foi feita uma fala didática sobre os cuidados que as crianças precisam ter ao manusear os livros.

No campus Três Passos, a Biblioteca Universitária, que atua em parceria com a Biblioteca Pública do Município, realizou contação de histórias e roda de leitura para os alunos do 4º ano da Escola Estadual Águia de Haia. As histórias escolhidas foram "Os olhos que não queriam dormir", "Mamãe natureza", "O macaco e o jacaré", "Faniquito e siricutico no mosquito Frederico". Os alunos também fizeram desenhos sobre as histórias.

A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques possui unidades em todos os campi e polos, possuindo um acervo total com cerca de 350 mil exemplares, repositório digital com quase 6.000 títulos, acesso à Base de Periódicos da Capes, além do progressivo acesso a bibliotecas virtuais.