Agosto é marcado pela temática indígena nas atividades do Museu - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Agosto é marcado pela temática indígena nas atividades do Museu

             

Para celebrar a temática indígena, no mês de agosto o Museu preparou uma série de atividades online. As atividades planejadas visam dar voz, fortalecer e valorizar a compreensão e o respeito ao modo de vida dos povos originários. Essa proposta faz referência ao dia 09 de agosto, no qual é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, instituído em 1995 pela ONU como forma de respeitar e promover os direitos dos povos indígenas, suas estruturas políticas, econômicas e sociais e culturais.

De acordo com o IWGIA - International Work Group for Indigenous Affairs  (Grupo de Trabalho Internacional para Assuntos Indígenas) a população indígena mundial é de aproximadamente 370 milhões de pessoas, pertencentes a 5 mil povos indígenas, distribuídos em pelo menos 70 países. Na América Latina de acordo com a CEPAL (2010) são 45 milhões de indígenas pertencentes a 826 grupos étnicos que lutam há mais de 500 anos pela manutenção de suas concepções de vida e de seus territórios.  Na América do Norte, Canadá e Estados Unidos tem uma população 6,5 milhões de pessoas com identidade indígena, sendo que destas 3,8 milhões não possuem nenhuma miscigenação.

Dentro da programação proposta pelo Museu destaca-se o webinar “Povos indígenas e colonialidade: entre velamento e reminiscências”, que acontecerá dia 13 de agosto às 10h, e será ministrada por Douglas Jacinto da Rosa (Kaingang - Mestre em Antropologia Social pela UFRGS) por meio do link meet.google.com/mjr-unwg-yor. Neste mês de agosto será possível conferir um conteúdo que conta com oficinas, músicas e registros realizados pelos povos indígenas da comunidade regional.  

Para saber mais acompanhe as redes sociais do Museu Antropológico Diretor Pestana (facebook.com/madpunijui ou instagram.com/musemadp). Se você tem interesse na temática e quer pesquisar mais sobre comunidades indígenas, o Museu deixa a sugestão de fontes onlines:

Conselho de Missão Entre Povos Indígenas

https://comin.org.br/

Povos Indígenas no Brasil

https://pib.socioambiental.org/pt/P%C3%A1gina_principal

IWGIA - Grupo de Trabalho Internacional para Assuntos Indígenas https://www.iwgia.org/images/publications/0716_THE_INDIGENOUS_ORLD_2015_eb.pdf

https://images.app.goo.gl/mHqvYWcraZv6bAFd7

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.