Fenadi Virtual vai mostrar a diversidade cultural de Ijuí de forma inédita - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Fenadi Virtual vai mostrar a diversidade cultural de Ijuí de forma inédita

O evento de lançamento da Programação foi realizado nesta terça, dia 22, no Centro de Eventos da Unijuí - Campus Ijuí. 

              

A União das Etnias de Ijuí (Ueti), a Unijuí e a Prefeitura Municipal uniram esforços e vão realizar a Festa Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi) que, em 2020, chega a sua 34ª edição. Em razão da pandemia, esta edição será online, a primeira Fenadi Virtual, uma celebração multiétnica diferente das demais que ocorreram no município. Com transmissão pelo YouTube da Ueti, entre 12 e 19 de outubro, o evento tem o objetivo de levar a diversidade cultural de Ijuí para o mundo, ao mesmo tempo em que celebra a vida e a união dos povos.

Participaram do ato de lançamento a Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, o Vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, o presidente da União das Etnias de Ijuí, Nelson Casarin, o prefeito de Ijuí, Valdir Heck, o presidente da Câmara de Vereadores de Ijuí, Rubem Jagmin, o presidente da ExpoIjuí, Nilo Leal, o produtor Cultural da Ueti, Francisco Rollof, a diretora do Museu Antropológico Diretor Pestana, Vivian Stroschein e o secretário de Cultura do Município, Sérgio Corrêa.

Confira na íntegra a transmissão realizada pelo Youtube:

           

Programação da Fenadi Virtual é destinada a todas as faixas etárias 

A Fenadi reinventou-se frente ao atual cenário de pandemia e, para garantir a segurança do público e dos grupos étnicos, transformou-se na Fenadi Virtual, um evento que reunirá toda a riqueza e diversidade dos povos do município, em uma experiência multiétnica que poderá ser acessada no mundo todo, através do YouTube. Destinada a todas as faixas etárias, a programação contará diariamente com 10 salas simultâneas e conteúdos variados, incluindo palestras, debates, oficinas, mostras e danças ao vivo, além da reprodução de materiais que marcaram a história da Fenadi. 

Além das salas virtuais, ações offline serão desenvolvidas durante a semana do evento, como o Festival Gastronômico que irá contemplar a culinária das diferentes etnias. Outra atração programada é o Drive-in. A Fenadi Virtual é uma realização da Ueti com apoio da Unijuí e Prefeitura Municipal de Ijuí com planejamento cultural da Impacto. 

Confira imagens do ato oficial de lançamento da Fenadi Virtual

Programação completa: 

Data: 12 a 19 de outubro de 2020 

Horário: 19h10 às 20h 

Transmissão: As atividades de todas as salas serão transmitidas através do YouTube, canal oficial do evento. 

SALA 1 – ETNIAS AO VIVO 

Organização: UETI/Centros Culturais 

Ambiente de integração internacional e troca cultural. Contará com a participação de pessoas dos mais variados lugares do mundo, como embaixadores, integrantes de outros centros culturais e membros de instituições internacionais, que irão compartilhar mais sobre sua cultura. 

SALA 2 - HISTÓRIA E CULTURA 

Organização: Museu Antropológico Diretor Pestana 

Exibição de documentários, palestras e programas que possuem ligação com o município de Ijuí e a cultura gaúcha e brasileira. 

SALA 3 - GASTRONOMIA AO VIVO 

Organização: UETI/Centros Culturais 

Nesse espaço, o público poderá aprender diversas receitas e especiarias de culinária, interagindo ao vivo com o cozinheiro por intermédio de um apresentador. Os interessados receberão com antecedência a receita completa da iguaria produzida, para que possam fazer o prato diretamente de suas casas. 

SALA 4 - COMISSÃO GAÚCHA DE FOLCLORE 

Organização: Comissão Gaúcha de Folclore 

Conteúdo ao vivo com notáveis folcloristas de todo o país, que transmitirão saberes relacionados à formação cultural do Brasil, suas relações internacionais e o processo evolutivo da cultura. 

SALA 5 - CONTEÚDO INFANTIL 

Organização: Centros Culturais e cursos de Licenciatura da Unijuí 

Conteúdo qualificado para crianças e pré-adolescentes, contemplando palestras interativas, contação de histórias, brincadeiras e oficinas. Além disso, serão veiculadas produções das Secretarias Nacional e Estadual da Cultura, organizações de arte e folclore de todo o Brasil e participação de artistas convidados e membros da Ueti. 

SALA 6 - DEBATES AO VIVO 

Organização: UETI/Unijuí 

Sala destinada a discussões sobre assuntos de relevância cultural e ações que promovem o folclore e a responsabilidade social. Os conteúdos podem variar entre palestras, mesas redondas e depoimentos. 

SALA 7 - PALCO FENADI 

Organização: UETI/Centros Culturais 

Nesse ambiente ocorrerá a representação dos melhores momentos que ocorreram diretamente no Palco das Etnias, durante as edições de 2017, 2018 e 2019 da Fenadi. 

SALA 8 - VIDEOTECA PRÓ-CULTURA RS 

Organização: UETI/Secretaria de Cultura Estadual 

Este espaço terá exibições de trabalhos que foram financiadas pelo Sistema Pró-Cultura RS nos últimos dez anos, entre eles festivais, peças de teatros e apresentações históricas. 

SALAS 9 (ESPAÇO CIOFF - International Council of Organizations of Folklore) e 10 

(ESPAÇO IOV - Organização Internacional de Folclore e Artes Populares) 

Nessas salas, a International Council of Organizations of Folklore (CIOFF) e a Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV), irão reapresentar grandes festivais internacionais organizados pelas entidades. 

Outras atrações: 

19h às 21h: Programa ao vivo com a presença de apresentadores e convidados. Interação nas redes sociais, descontração, informações sobre a programação das 10 salas, quadros culturais diversos e participações internacionais. 

21h às 22h: Exibição de filmes, reprises de desfiles, bailes e shows, com interação de artistas e apresentadores. 

Produção Textual: Amanda Thiel e Natália Langer 

Revisão: professora Gisele Noll 

Assessoria de Comunicação: Usina de Ideias 

Uma produção do Curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí 

            


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.