Unijuí é a casa da Fenadi Virtual 2020 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí é a casa da Fenadi Virtual 2020

            

Salão de Atos será o palco principal da Feira

Em 2020, o evento que celebra a cultura, a diversidade e a vida será realizado de forma diferente: a Festa Nacional das Etnias (Fenadi) ocorrerá de 12 a 19 de outubro, exclusivamente online, com transmissão pelo YouTube. A Unijuí abriu as portas para acolher a Feira neste momento de pandemia, mobilizando professores, estudantes e técnicos-administrativos e de apoio para a realização do evento, em uma conjunção de esforços com a União das Etnias e a Prefeitura de Ijuí. Confira todos os detalhes no site do evento. 

O palco principal das atrações culturais do evento será o Salão de Atos do Campus Ijuí. Na programação serão apresentadas, simultaneamente, 10 salas culturais e, em paralelo, também acontecerá um Talk Show. “As diferentes linguagens da cultura e da arte se tornam meios para a expressão da diversidade étnica, através de uma plataforma multicanal, em uma ampla programação da Feira: atrações ao vivo serão mescladas com reproduções de material de arquivo da Festa e das diferentes associações étnico-culturais. O projeto de divulgação inclui uma projeção de alcance virtual dessa proposta, que por seu desenho tem de fato um grande potencial de ampliar o número de espectadores, pois incorpora os aspectos locais e globais, provocando um debate sobre os processos migratórios e de miscigenação étnica para muito além do município”, salienta Francisco Roloff, produtor cultural da Fenadi Virtual.  

O professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, um dos principais articuladores do trabalho da Universidade pela Feira, ressalta que com a interação abre-se um espaço para a prática profissional de estudantes. De alguma forma, isso se converte em um grande palco de interação profissional e formação. "A Unijuí abraça a Fenadi e a reconhece como um elemento que impulsiona o desenvolvimento local, que também é um dos compromissos da Universidade. Além disso, a Feira vai movimentar economicamente o setor cultural, que está muito prejudicado em razão da pandemia da covid-19, por isso a Universidade é parceira na realização do evento", complementa.

Confira mais detalhes sobre a participação da Unijuí na Feira

A diretora do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), Vivian Stroschein, que tem trabalhado na articulação das diferentes áreas ressalta, “a Fenadi é um evento que resgata, revive e preserva costumes, tradições, danças, músicas, arquiteturas, vestimentas e gastronomias dos imigrantes, que chegaram a partir de 1890, quando iniciou o processo de colonização. A Unijuí está engajada como apoiadora deste evento, além de termos o envolvimento de professores e estudantes dos nossos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Ciência da Computação, Design, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Administração, Pedagogia e Gastronomia, a Universidade ainda está disponibilizando sua infraestrutura e equipe de trabalho para realização da transmissão do evento, para que este aconteça da melhor forma possível”, observa.

Os estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda produziram a campanha Fenadi Virtual, com materiais gráficos e criação de conteúdo. Para a produção do palco principal, onde vai ocorrer o Talk Show, houve a inserção dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo, além da marcenaria da Universidade, com orientação dos professores Diane Meri Weiller Johann e do professor Igor Norbert Soares. O curso de Gastronomia irá disponibilizar laboratórios e professores para o preparo de receitas típicas das etnias ao vivo. Já o curso de Pedagogia auxiliou na sala cinco, que vai trazer a temática do conteúdo infantil. 

Para viabilizar a transmissão, a Coordenadoria de Informática da Universidade vai disponibilizar a estrutura de conexão e os computadores, preparar as salas do Youtube, e profissionais da área. Para maior aproximação com o público, foi criado um site para a Fenadi Virtual, elaborado pelo professor Sandro Sawicki, do curso de Ciência da Computação. Acesse neste link. O Museu Antropológico Diretor Pestana contribuirá com conteúdo para a sala História e Cultura, com assuntos ligados ao município de Ijuí e à cultura do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil. Este trabalho também tem a inserção dos Grupos Culturais da Universidade: Cia. Cadagy e Coral Unijuí.

Uma das atrações diferentes do evento é o Festival Gastronômico, em que uma rede de profissionais e restaurantes vai preparar os pratos típicos de cada uma das etnias. Será possível saborear as receitas no sistema drive thru e delivery. Este projeto tem a condução da professora Fernanda Pasqualini, com a inserção dos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Acesse este link e saboreie alguns dos melhores pratos típicos de cada etnia.

           

Por fim, a Unijuí também prestará todo amparo de patrimônio, fornecendo toda limpeza e suporte para conferência de temperatura, manutenção dos espaços. Além disso, a Universidade ainda irá ceder os espaços de laboratórios e estacionamento para drive-in durante o evento. 

 

 

“Somos todos, somos um”: diversidade cultural marca a estratégia de comunicação da Fenadi Virtual 

A campanha publicitária e os materiais de produção de conteúdo do evento foram desenvolvidos por estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Unijuí. A Fenadi tem como posicionamento a frase: “somos todos, somos um”.

A campanha foi desenvolvida durante o desafio criativo PlayCom e a ação integra a proposta de criação de materiais de divulgação da Fenadi Virtual, que também possui uma nova marca, desenvolvida pela “Lavoro Design Integrado”. Os materiais foram criados visando atender as estratégias de divulgação do evento, que será veiculado nos meios tradicionais através de televisão, jornais e rádios, assim como através de estratégias de comunicação digital, com o intuito de atingir o público regional, o nacional e o internacional.             


Produção: Susan Pereira, estudante de Jornalismo da Unijuí. 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.