Coral Unijuí retoma, gradualmente, ensaios presenciais - Unijuí

Coral Unijuí retoma, gradualmente, ensaios presenciais

Uma das mais prestigiadas atividades extracurriculares da Universidade, o Coral Unijuí, tem retomado gradualmente as suas atividades presenciais, após a adaptação para ensaios e coros virtuais no ano de 2020, em razão da pandemia de covid-19. O retorno aos ensaios presenciais ocorreu em razão de o grupo ter sido convidado para participar da recepção aos estudantes do Campus Ijuí, que voltam às aulas presenciais no dia 2 de agosto, início do segundo semestre. Atualmente, o Coral é regido por Diogo Maurício Braggio e possui 30 integrantes.

A Federação de Coros do Estado do Rio Grande do Sul (Fecors) emitiu protocolos de cuidados a serem tomados para a realização de ensaios presenciais com segurança. “O Coral Unijuí segue esses protocolos. O conteúdo desse material fala a respeito do distanciamento a ser tomado pelos cantores e dos acessórios a serem utilizados, para impedir qualquer possibilidade de contágio no ambiente de ensaio,” comenta o regente.

O plano inicial para esse retorno presencial é concluir o trabalho de repertório iniciado ainda em 2019, chamado “Trailers e Trilhas”. O projeto consiste na reprodução de músicas que fizeram parte de trilhas sonoras de filmes do cinema mundial e também nacional.

Segundo o regente, “Trailers e Trilhas” será apresentado em outubro, porém, ainda não se sabe se ocorrerá de forma presencial ou a partir de um espetáculo virtual. “Vamos ouvindo como cada obra soará ao ser interpretada em conjunto e colocando aos poucos os últimos elementos que embelezam o espetáculo”, finaliza Diogo.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico do curso de Jornalismo da Unijuí