Diferenciais dos cursos de EaD da UNIJUÍ - Unijuí

Diferenciais dos cursos de EaD da UNIJUÍ

1. Apoio pedagógico ao estudante

São três agentes básicos: O Professor Autor, o Professor Regente e o Tutor:

• Professor autor é aquele que redige o livro-texto correspondente à disciplina;
  • Professor regente de classe é quem cuida do processo de ensino, dos exercícios, das atividades, pesquisas e das provas. Ele é o principal responsável pela qualidade da EaD da Unijuí pois em geral é também o professor autor e professor do plano de carreira da Universidade, ou seja, é o mesmo professor que também ministra as aulas para os cursos presenciais. Além disso, orienta os tutores virtuais para que realizem com eficácia seu trabalho junto aos estudantes;
  • Tutor virtual, é o que está em permanente contato com os estudantes. Tem a tarefa de orientá-los, sempre que possível, principalmente em questões que dizem respeito a organização do curso, ao ambiente virtual de aprendizagem, e procura mantê-los motivados para realizarem suas tarefas acadêmicas com qualidade e dentro dos prazos estipulados.

2. Sistema de interação

A EaD da UNIJUI definiu como ponto de qualidade a interação entre professor e estudante e deste com seus colegas. Funciona assim:
Primeiro momento:  estudante estuda o seu livro texto sob orientação do professor e tira eventuais dúvidas com ele.
Segundo momento:  professor promove debate interativo para aprofundamento por fóruns, chats ou outros meios, ou ainda acompanha outras atividades, como pesquisa, trabalhos em grupo ou individuais, etc.
Terceiro momento:  em especial nos cursos de tecnologia o professor provoca os estudantes a produzirem alternativas para a solução de desafios relacionados ao tema estudado, estes produzem atividades acadêmicas correspondentes.
Observação: (1) Pela interação os estudantes, além de dominarem o conhecimento, aprendem a como utilizá-lo em situações práticas e desafiantes. (2) A interação é a maneira como os cientistas trocam descobertas e conhecimento científico entre si, por meio de artigos, encontros, e diversas publicações. A EaD da UNIJUÍ enfatiza um recurso que é uma das alavancas da ciência.

3. EaD totalmente a distância

A EaD já está chegando a 4ª geração. As gerações são as seguintes:
1ª) EaD por correspondência com material impresso
2ª) EaD via rádio e televisão
3ª) EaD com aulas tele-transmitidas (portanto, um modelo semipresencial, exigindo presencialidade do estudante em um local e tempo determinado)
4ª) EaD baseada em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com aulas virtuais e total flexibilidade para a escolha de dias e horários de estudo, como a EaD da UNIJUÍ. Soma-se a isso, na UNIJUÍ, o material impresso de alta qualidade, produzido pelos próprios professores da Instituição, sem custo adicional ao estudante.
Obs: A EaD segue o seu rumo em direção a qualidade, flexibilidade ao estudante e crescente interação acadêmica; essa é a tendência global.

4. Livro-texto didático

Nos cursos presenciais as aulas são apresentadas diretamente pelos professores. Em EaD elas são escritas em livros especiais, com linguagem facilitada para que os estudantes entendam sem dificuldades. Na UNIJUÍ esses livros são revisados por equipe qualificada para que os estudantes possam estudar sem perderem tempo na procura do entendimento dos conceitos.
Esses livros são fornecidos sem custo adicional a todo estudante EaD. Eles são o ponto de partida de ingresso na respectiva ciência de cada disciplina.

5. Ambiente virtual Conecta UNIJUÍ

A UNIJUÍ desenvolveu e aperfeiçoa constantemente o seu próprio AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, que se chama Conecta UNIJUÍ. Ele foi concebido com as características necessárias para a EaD de quarta geração, tais como a interação constante com base na formação de comunidades de aprendizagem, produção textual remota e formação de grupos especiais de estudo.

6. EaD = Educação a Distância. Não Ensino a Distância

A UNIJUÍ pauta seus esforços na formação de inteligência em seus acadêmicos, na libertação intelectual, na autonomia para a busca de novos conhecimentos, na capacitação para a aplicação dos conhecimentos a situações práticas, não apenas na assimilação de conhecimento teórico.
Justamente por isso nossa EaD não é Ensino, é Educação.
Quer saber a diferença?
Ensino traz em si uma concepção de treinamento, instrução, transmissão de informações.
Educação traz implícita a idéia de formação humana, isto é, aprender a aprender, criar, inovar, construir conhecimento, participar... Ou ainda: educação tecnológica, artística, política...

7. Tradição e experiência em EaD

A UNIJUÍ possui experiência acumulada em EaD há mais de três décadas, por meio dos cursos de férias (Regime Especial). Além disso, em 2009 foi reconhecida pelo MEC como a 10ª melhor universidade privada do país.

8. Capacidade de inovação

A UNIJUÍ é reconhecida pela busca constante de qualidade e inovação na educação superior. Especificamente na EaD inovou criando os cursos de férias e tornando-os um sucesso no Brasil; inovou lançando o primeiro curso de Educação Física com 52% do tempo de algumas disciplinas a distância e inovou lançando cursos de tecnologia com disciplinas em comum (que facilita aos estudantes realizarem mais de um curso).

9. Resumo dos diferenciais

• Flexibilidade de tempo em cursos com aulas virtuais. O estudante faz seu cronograma de estudo.
  • Facilidade para estudar em casa, no pólo Ijuí, Unidades de Apoio ou Postos de Atendimento.
  • Professores qualificados e preparados para a EaD.
  • Corpo docente com mestrado ou doutorado.
  • Interação construtiva e motivadora dos professores e tutores com os estudantes.
  • Tradição e experiência em EaD.
  • Educação a Distância.
  • Capacidade de inovação.
  • Ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido na própria universidade, que atende as necessidades do tipo de EaD oferecida.
  • Livro texto.