UNIJUÍ representada em Fórum Internacional - Unijuí

UNIJUÍ representada em Fórum Internacional

O Fórum Conecta pretendeu promover o intercâmbio, a divulgação e a produção de conhecimento.

Aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro o II Fórum Internacional Conecta – Construindo Relações em um Mundo Globalizado, realizado pelo Departamento de Ciências Administrativas do Centro de Ciências Sociais e Humanas, da UFSM, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Internacionalização (GEPI), do Programa de Pós Graduação em Administração – PPGA.

O Fórum Conecta pretendeu promover o intercâmbio, a divulgação e a produção de conhecimento, gerando propostas e soluções que contribuam para o desenvolvimento de iniciativas e a construção de alianças para o fomento da internacionalização, incluindo desde ações de alunos de pós graduação e de graduação, até empreendimentos de empresas e organizações em geral.

A UNIJUÍ esteve representada no II Fórum Internacional Conecta por professores, alunos, ex-alunos e pessoal administrativo. Um dos trabalhos apresentados foi desenvolvido pelo coordenador do Curso de Comunicação Social, Prof. Marcio da Silva Granez, e pela Assessora de Relações Internacionais Vanderléia de Andrade Haiski, intitulado “Desafios da Internacionalização no contexto das IES: a barreira do idioma e do currículo”.Esse trabalho teve por objetivo refletir sobre dois fatores que representam desafios para a internacionalização: a experiência com o idioma e a experiência com o currículo acadêmico. Trata-se de um relato de experiência embasado nas atividades dos autores, respectivamente no nível técnico, como assessora de relações internacionais, e docente, como coordenador de curso superior nas áreas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Abaixo, alguns dos demais trabalhos apresentados:

• “Contribuições do Planejamento Estratégico em uma empresa do ramo de Tecnologia da Informação” – Autores: Cristiane Melchior; Daniel Knebel Baggio; Nedisson Luis Gessi; Edio Polacinski; Leandro Dorneles dos Santos
  •  “A gestão do conhecimento como estratégia para retenção de talentos: um estudo de caso” – Autores: Cristiane Melchior; Daniel Knebel Baggio; Nedisson Luis Gessi; Edio Polacinski; Leandro Dorneles dos Santos
  •  “Auditoria operacional e gestão de estoques: medindo a acurácia em uma empresa do ramo de agronegócios” – Autores: Cristiane Melchior; Daniel Knebel Baggio; Nedisson Luis Gessi; Edio Polacinski; Leandro Dorneles dos Santos
  • “Propriedade industrial e atividades de pesquisa e desenvolvimento como fatores de influência no potencial de abrangência da inovação de produto” – Autores: Valquíria M. Colatto Martins; Rogério Samuel M. Martins; Dieter Rugard Siedenberg
  • “Influência do perfil das empresas no potencial de abrangência da inovação de produto” – Autores: Valquíria M. Colatto Martins; Rogério Samuel M. Martins; Dieter Rugard Siedenberg

A internacionalização é um fenômeno que afeta a todos: da academia ao mercado, do público ao privado, somos todos desafiados a entender nosso papel em um mundo globalizado. Com o tema “Construindo relações em um mundo globalizado”, neste ano o 2º Fórum reuniu acadêmicos, docentes, empresários, instituições de fomento à internacionalização e à mobilidade estudantil. Na ocasião, foram discutidas estratégias bem-sucedidas de internacionalização, tanto no âmbito acadêmico quanto empresarial por meio de palestras, apresentação de cases de sucesso, mini-cursos e exposição de trabalhos acadêmicos que contemplem as áreas temáticas abordadas na edição.