Dia de Campo sobre produção de aveia será realizado pela Unijuí - Unijuí

Dia de Campo sobre produção de aveia será realizado pela Unijuí

Nessa quinta-feira, dia 18, no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural – IRDeR, pesquisadores e técnicos do Departamento de Estudos Agrários (Deag) e do Departamento de Ciências Vida (DCVida) da Unijuí vão apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo projeto “Avanços Tecnológicos na Produção de Aveia na Região Noroeste Colonial/RS”, apoiado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul/SDECT.  A apresentação será realizada no II Curso de Atualização em Tecnologia e Produção de Aveia, que acontece das 8h às 12h, e também no Dia de Campo, que ocorrerá das 13h30 às 17h30.

As atividades serão conduzidas pelo professor do curso de Agronomia, José Antonio Gonzalez da Silva, coordenador do Projeto. O público-alvo do evento são agricultores, funcionários de agroindústrias, cooperativas, estudantes de graduação em Agronomia e/ou Medicina Veterinária e técnicos agropecuários.

Cultivo da Aveia - O aumento do cultivo da aveia branca nos últimos anos procede dos inúmeros benefícios que a mesma oferece ao sistema de produção. Na alimentação animal, a aveia tem assumido grande importância como produtora de grãos, forragem, feno, silagem e composição da ração. Além disto, vem sendo cada vez mais utilizada na alimentação humana, pelo alto teor de proteínas de qualidade e fibras solúveis, caracterizando um alimento de alta qualidade para o consumo, com benefícios à saúde pela redução do colesterol e riscos de enfermidades cardiovasculares Portanto, o enorme crescimento e gama de finalidades de uso da aveia nas unidades de produção e qualidade à alimentação humana tem favorecido o crescimento no número de agroindústrias familiares e indústrias de alimentos para processamento do cereal.