Grupo de Estudos do curso de Direito realiza apresentações de trabalhos científicos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Grupo de Estudos do curso de Direito realiza apresentações de trabalhos científicos

No dia 07 de novembro, os estudantes do curso de Direito, que integram o Grupo de Estudos em Mediação de Conflitos da Unijuí Campus de Santa Rosa, participaram do VI Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia, no Campus Ijuí.

Na oportunidade os estudantes realizaram a apresentação de artigos que foram elaborados a partir dos estudos, leituras e debates que ocorrem no grupo de estudos. O evento proporciona aos participantes, um momento de aprendizado, apresentação de suas práticas no dia a dia acadêmico e resultado das pesquisas realizadas em âmbito institucional, bem como de trabalhos acadêmicos de estudantes dos Programas de Pós-Graduação da Região.

A coordenadora do Grupo de Estudos, professora Fernanda Serrer, destaca a importância do grupo e da pesquisa. “O trabalho realizado traduz o espírito universitário de convergência entre o ensino, a pesquisa e a extensão, na medida em que oportuniza aos alunos da graduação um espaço de pesquisa que dialoga com a extensão, reforçando e atualizando os pressupostos teóricos necessários às práticas de intervenção na comunidade local”.

Os trabalhos apresentados foram:

“Meios alternativos de solução de conflitos, um viés à judicialização”, apresentado por Amanda dos Santos Corim, estudante do Curso de Direito; “Mediação escolar: a potência do afeto na relação intersubjetiva”, apresentado por Lisiane Catieli Mazzurana, acadêmica do Curso de Pedagogia; “A justiça restaurativa nos casos de violência contra a mulher”, apresentado por Fernanda Parussolo, aluna do curso de Direito; “Conflito, jurisdição e o sistema multiportas de justiça”, apresentado por Jaqueline Beatriz Griebler, estudante do Curso de Direito. “Patriarcado, racismo e dominação”, apresentado por Raíssa Schadeck, egressa do curso de Direito da Unijuí; “Projeto de extensão universitária nas escolas: conflitos sociais e direitos humanos”, apresentado pelas professoras Fernanda Serrer, coordenadora do grupo de estudos e Francieli Formentini, coordenadora curso de Direito da Unijuí, Campus Santa Rosa.

O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Unijuí e pelo Curso de Mestrado em Direitos Humanos.

Participação em evento da Unicruz

O curso de Direito representado pelas estudantes Amanda dos Santos Corim e Jaqueline Griebler, bolsistas do Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos do Campus Santa Rosa, juntamente com as professoras Fernanda Serrer e Francieli Formentini, também realizaram apresentações de trabalhos no dia 9 de novembro, durante o evento promovido pelo Mestrado em Práticas Socioculturais da Unicruz, na cidade de Cruz Alta/RS. Os temas apresentados foram:“Mediação de Conflitos no Espaço Escolar: Um Caminho em oposição à violência” e “Mediação de Conflitos: da Teoria à prática”.

Sobre o Grupo de Estudos

O grupo de Estudos em Mediação de Conflitos, iniciou suas atividades no início do ano de 2018, e atualmente conta com a participação de sete voluntárias, dentre as quais, três acadêmicas do curso de Direito, uma acadêmica do Curso de Pedagogia, uma professora convidada, a professora coordenadora e 1 aluna egressa da Unijuí. Os encontros são realizados quinzenalmente e nestes são debatidos textos que estejam relacionados ao tema. Após o debate são realizados fichamentos e que posteriormente vão se tornando artigos científicos e/ou resumos expandidos. Este grupo trata-se de um espaço de consolidação do referencial teórico que sustenta as práticas de extensão universitária no Projeto “Conflitos Sociais e Direitos Humanos.

 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.