DEAg e empresa Biomaster Homeopatia Animal vão realizar pesquisa com Bovinos de Leite - Unijuí

O Departamento de Estudos Agrários (DEAg) da Unijuí assinou, nesta terça-feira, 24, convênio com a empresa Biomaster Homeopatia Animal, distribuidora dos produtos Biomax e Biomaster selecionada em edital, para pesquisa com Bovinos de Leite. Em parceria com a Universidade, serão iniciados, após liberação do Comitê de Ética de Uso de Animais, os trabalhos de campo. O objetivo é avaliar a utilização de homeopatia no controle da mastite de vacas.

Segundo a professora do Departamento, Denize da Rosa Fraga, a Unijuí, após todos os trâmites previstos no edital, será parceira nas pesquisas. O resultado será publicado em relatório, compilando dados, posteriormente será remetido para eventos e revistas da área. “Estes projetos visam a pesquisa, trazendo a comunidade soluções e resultados acerca de problemáticas do campo. São projetos que auxiliam também na formação dos alunos dos cursos de veterinária e agronômica, pois os alunos atuam como bolsistas (PROFAP) e aprendem na prática as ações relacionadas aquela pesquisa. Alguns projetos mais amplos podem envolver inclusive pesquisadores a nível de mestrado”, salienta.

Ainda de acordo com a professora, em breve deve ser publicado um novo edital para pesquisas com vacas secas, novilhas e terneiras, para execução em 2020. Empresas que tenham interesse podem contatar o Departamento ou a AGIT para mais informações.