Popularização da Ciência: da Universidade para a comunidade regional - Unijuí

Popularização da Ciência: da Universidade para a comunidade regional

A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí desenvolve, em parceria com a Coordenadoria de Marketing, o Projeto Popularização da Ciência, com o objetivo de divulgar a produção e ações dos professores e bolsistas de projetos de Pesquisa e Extensão da Universidade. Confira algumas matérias produzidas pela Bolsista do Projeto, Natália Langer. Em 2020, novas divulgações serão realizadas, acompanhe!

Ciência para Todos

Após cinco dias de exposições interativas, palestras, oficinas e atrações diferenciadas, a programação do projeto Ciência para Todos na Unijuí trouxe ao Campus Ijuí mais de 8 mil alunos e professores de escolas da região, bem como a comunidade em geral, no mês de outubro. Visando a promoção de ações de divulgação da ciência, tecnologia e inovação, o evento envolveu cinco projetos desenvolvidos na Universidade durante o ano: como a 5ª MoEduCiTec; o projeto Física para Todos; a 3ª Feira de Matemática; o Tech Day; e o Meninas Digitais. Saiba tudo sobre o evento no site oficial.

Projeto analisa a efetividade de programas que visam diminuir a desigualdade social

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) o Brasil está entre os cinco países mais desiguais do mundo, um fato preocupante. Tendo em perspectiva este cenário, é desenvolvido o Projeto de Pesquisa “Justiça Social: os Desafios das Políticas Sociais na Realização das Necessidades Humanas Fundamentais”, ligado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí, coordenado pela professora Anna Paula Zeifert, iniciado no primeiro semestre de 2018 e ainda em desenvolvimento, que integra e relaciona áreas em torno desta temática, como a cidadania, a justiça social e os direitos humanos. Confira!

Pesquisas de Modelagem Matemática buscam garantir qualidade de grãos no período de pós-colheita

O projeto “Secagem Artificial e Armazenamento de Grãos de Soja: Estudo Experimental e Simulação Numérica”, que surgiu na década de 90 com a chegada do professor Dr. Oleg Khatchatourian, da Rússia, é de grande importância. Atualmente conduzida nos cursos de mestrado e doutorado em Modelagem Matemática da Unijuí, sob coordenação do professor Manuel Binelo, busca desenvolver modelos matemáticos que permitam melhorar os processos de secagem, armazenagem e conservação de grãos em silos e armazéns. Para isso, são utilizados dados de armazéns de toda região sul do país, envolvendo a participação de inúmeros estudantes desde o início do projeto. Saiba mais!

Inclusão Social: acessibilidade na área urbana de Ijuí é objeto de pesquisa da Unijuí

Visa tratar de assuntos referentes à mobilidade e acessibilidade na cidade, procurando saber como isso reflete e se manifesta em relação à qualidade de vida, à cidadania e à inclusão social da população. Por meio dos dados coletados será possível levantar, analisar e cruzar informações, além de mapear a situação real dos espaços físicos. Esse processo teve início no segundo semestre de 2018 e conta com a ajuda de um grupo cerca de 17 estudantes de diferentes áreas. Primeiramente foram estudadas as leis e estatutos relacionadas à acessibilidade e mobilidade e depois foi realizado um levantamento da situação da Praça do Imigrante até a Praça da República. Os estudantes envolvidos no projeto foram pessoalmente verificar e analisar a área. Entenda!

Bônus:

Sete Projetos da Unijuí são aprovados no Programa Pesquisador Gaúcho da FAPERGS - O Programa Pesquisador Gaúcho, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), selecionou recentemente projetos que pretendem contribuir significativamente com o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Estado, em qualquer área do conhecimento. A Unijuí teve sete projetos aprovados neste edital. O total de projetos aprovados pela faixa A (até R$30.000,00) foram 238, sendo quatro deles coordenados por professores da Unijuí. A faixa B, (até R$60.000,00) aprovou o total de 120 projetos, sendo três deles coordenados por professores da Unijuí. Confira a matéria.

Rizoma sobre Pesquisa

Na edição desta semana, o Rizoma trouxe para o debate a Pesquisa no Brasil, enfocando a visão de quem trabalha com pesquisa cotidianamente em uma Universidade, sendo ela um dos pilares de um ensino superior de qualidade e um compromisso com o desenvolvimento social e a inovação. Quem trouxe contribuições sobre esse tema foi o doutor em Educação e Pós-Doutor em Sociologia, professor Gregório Grisa, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, além do professor da casa, doutor em Agronomia, professor do Departamento dos Estudos Agrários e coordenador do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, José Antônio Gonzalez da Silva.