Unijuí e 3Tentos Agroindustrial discutem possibilidades de pesquisa e inovação - Unijuí

Unijuí e 3Tentos Agroindustrial discutem possibilidades de pesquisa e inovação

Na manhã de quinta-feira, dia 21 de maio, aconteceu uma reunião entre a Unijuí e a empresa 3Tentos Agroindustrial. Realizado na Sala de Pesquisa do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Universidade, esta reunião teve o objetivo de discutir problemáticas na área de inovação e possibilidades de interação da universidade com a empresa.

Pela 3Tentos participaram Alan Araldi, Carlos Linassi, Fernando Bavaresco, Eduardo Gruhn, Gabriele Casarotto e Glaucia L. K. Timmermann. E, pela Unijuí, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, o professor Osório Lucchese, chefe do Departamento de Estudos Agrários (DEAg), professor José Antonio Gonzalez, coordenador do Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, o professor Ivan Ricardo Carvalho, vinculado também ao DEAg e a seu programa de Pós-Graduação, o professor Gerson Battisti, vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) e também o gerente da Agência de Inovação e Tecnologia da Universidade (Agit), Maiquel Kelm.

No encontro, a 3Tentos apresentou possibilidades de interação com a universidade, a partir das necessidades de inovação. Desta forma, também os professores da Unijuí mostraram as linhas de pesquisa do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, bem como possibilidade de interação com a empresa. O professor Gerson Battisti, que atua na área da Ciência da Computação, observou também possibilidades de interação nesta área específica. “Esta aproximação está alinhada com o nosso Planejamento Estratégico, pois temos entendimento de que, para participar do processo de desenvolvimento, é preciso estreitar vínculos com o setor produtivo e a 3Tentos é uma das grandes empresas da nossa região, abrindo possibilidades para muitas ações, principalmente na questão da pesquisa e inovação”, observa o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González.

De acordo com o chefe do DEAg, professor Osório Lucchese, “a aproximação com a empresa apresenta-se como uma importante relação para que as atividades de pesquisa e de extensão produzidas pela Universidade possam ser acessadas pela comunidade. As demandas da empresa, com a expertise e a potencialidade inovativa que podemos gerar na universidade, é o caminho para a resolução de problemas e a prospecção de novas oportunidades. E isto deve gerar ganhos significativos para a comunidade regional, produzindo desenvolvimento com sustentabilidade socioambiental”, observa.

O professor José Antonio Gonzalez, que coordena o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, complementa que uma futura parceria entre a universidade e a empresa no desenvolvimento de pesquisas e inovação, podem acarretar em avanços na agricultura. “Procuramos desenvolver pesquisa para auxiliar as empresas em suas ações, buscando promover produtividade, qualidade biológica, segurança alimentar cuidado com o ambiente, desenvolvendo tecnologias que possam melhorar os processos de produção”, observa.

Complementando a discussão, o professor Gerson Battisti, que participou do encontro representando o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA), onde atua na linha de pesquisa  de "Análise e Integração de Grandes Volumes de Dados", observa que, a partir desta conversa inicial, diversas possibilidades podem surgir. “O objetivo foi estabelecer um primeiro diálogo para identificar como, diante das necessidades da empresa, o grupo de pesquisa pode contribuir no desenvolvimento de soluções técnicas e científicas envolvendo as áreas de Data Warehouse, Data Mining (Mineração de Dados) e Big Data, com uso também de técnicas de Inteligência Artificial.  O grupo entende que são pesquisas que podem impactar diretamente na inteligência do negócio (Business Intelligence)”, salienta.

Sobre a 3Tentos

A Três Tentos Agroindustrial S/A iniciou as suas atividades comerciais no ano de 1995. Atuando no mercado com o propósito de ser uma empresa de soluções e suporte no agronegócio, possui 36 unidades distribuídas em 32 cidades gaúchas. Ainda, atua no Mato Grosso através da 4Ventos Agroindustrial S/A na produção de grãos e na exploração sustentável de madeira. Produzindo sementes, que é sua atividade pioneira, através de uma parceria constante com o produtor rural, a 3Tentos cresceu e conquistou seu espaço no mercado do agronegócio brasileiro, incorporando às suas soluções atividades que completam os ciclo produtivo e industrial. A 3Tentos recebe, comercializa e industrializa grãos, revende defensivos e fertilizantes, oferecendo assessoria técnica e comercial com profissionais qualificados. O resultado deste esforço se dá na exportação de soja, milho, trigo, farelo e óleo de soja para países da América Latina, Europa e Ásia, bem como o reconhecimento dos nossos clientes produtores rurais no Brasil.