Do Oiapoque para Ijuí: a nutricionista Kaingang formada na Unijuí - Unijuí

Do Oiapoque para Ijuí: a nutricionista Kaingang formada na Unijuí

A nutricionista Leda Sales, de origem Kaingang, graduou-se na Unijuí e hoje se dedica a cuidar do seu povo. Falta pouco, não deixe de se inscrever no Vestibular de Verão da Unijuí. As inscrições encerram neste domingo, dia 27.

Um período de muitas descobertas e de aquisição de muito conhecimento. É assim que Leda Sales descreve os tempos de estudante de Nutrição da Unijuí. A indígena da Etnia Kaigang veio de longe, interior do Amapá, passou por cidades e aldeias no Rio Grande do Sul, até chegar a Ijuí.

Leda nasceu na Tribo Palikur, às margens do Rio Uaçá, em Oiapoque-AP, divisa com a Guiana Francesa. Seus pais trabalhavam na FUNAI, motivo de mudanças constantes durante sua infância e adolescência.

Quando tinha um ano de idade, sua família se transferiu para aldeia de Guarita, que fica em área nos municípios de Miraguaí, Redentora e Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, onde ficou até a adolescência.

A família também precisou morar fora de aldeias, em cidades, quando ela era adolescente. “Foram tempos difíceis, mas como de tudo se tira aprendizado, aos poucos fui me adaptando e fazendo amizades”, conta ela, acrescentando que já sofreram muito preconceito.

Formou-se no Ensino Médio e iniciou a vida acadêmica na Unijuí. Na época, de acordo com ela, um convênio entre a Universidade e a FUNAI custeava as mensalidades de estudantes de origem indígena. “Fazíamos Vestibular como todos os outros vestibulandos, não era sistema de cotas, e se conseguíssemos a vaga iniciávamos os estudos”, relata.

Foi assim que ingressou na Unijuí cursando Agronomia, trocando posteriormente para Nutrição, curso no qual formou-se em 2014. “Arrumei um emprego e com isso ia custeando as despesas de transporte, xerox, materiais para as aulas, etc. Recebia também auxilio da minha família. Minha mãe é a grande responsável pela minha formação e tudo que sou hoje devo a ela. Com os professores do curso de Nutrição também era tranquilo, todos sempre se dispuseram a nos ajudar, ensinar, tenho muito respeito e agradecimento por eles”, observa.

Hoje, Leda reside e trabalha em Passo Fundo, na Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI. “Sempre foi meu intuito trabalhar para o meu povo, atuando nessa área que amo muito”.

Ela é responsável pelo andamento de programas como o SISVAN, Programa de Suplementação de Ferro e Vitamina A. “Também sou responsável pelo Bolsa Família e distribuição de cestas de alimentos. Faço visitas nas aldeias para acompanhamento do desenvolvimento destes programas, supervisão com as equipes, pesagem, avaliação em pacientes, palestras, rodas de conversa, confecções de relatórios e controle de planilhas”, conta.

Saiba mais sobre o Vestibular da Unijuí, que está na fase final de inscrições.