Marina: a educação como caminho para o futuro - Unijuí

Marina: a educação como caminho para o futuro

Marina Kinalski de Souza é estudante do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí e uma das protagonistas da campanha do Vestibular de Verão 2019, que vamos apresentar em uma série de vídeos e matérias. A estudante, que já atua como professora, conta como se encontrou na área da educação.

Antes de encontrar seu caminho como educadora, Marina passou por outros cursos na Unijuí. Segundo ela, a trajetória percorrida foi necessária para que pudesse chegar aonde está. "Muitas vezes, a escolha de determinado curso envolve a ideia (equivocada) de ser um caminho único e inquestionável. Entretanto, quando muito duvidosos, devemos nos permitir viver diferentes experiências, o importante é estarmos sempre atentos e em busca do que desejamos", acredita a estudante.

Segundo ela, a paixão pela educação nasceu no momento em que percebeu o quão transformadora e pertinente ao desenvolvimento humano e social é a sua função. "Percebi as possibilidades da área após ter experiência profissional em diferentes instituições de ensino, as quais, em sua maioria, valorizavam e acreditavam na educação como hoje eu acredito: a educação é libertadora, inclusiva, necessária e, principalmente, responsável por dar sentido e significado à vida", destaca.
Atualmente, Marina atua como professora no Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), onde leciona para alunos da educação infantil e anos iniciais. Para ela, as licenciaturas na Unijuí, em suas diversas áreas de atuação, promovem, para além de uma formação técnica, excelente formação docente, que projeta a carreira em diferentes contextos e épocas, universalizando e capacitando de forma única a prática.
A estudante defende ainda que a formação universitária demonstra cotidianamente diversas possibilidades ao estudante. "Por meio da valorização da pesquisa e do conhecimento, evidenciada nos diversos eventos e projetos propostos, é possível perceber que somos mutáveis e que podemos realizar e concretizar tudo aquilo que sonhamos e idealizamos", afirma ela sobre a vivência na Unijuí.
Sobre seu amor pela educação, Marina diz ter muita admiração por todos que investem e acreditam na educação, que se apaixonam constantemente pelo exercício de conviver, significar e ressignificar vidas por meio do conhecimento. "Devemos ser eternos estudantes, leitores, questionadores, críticos, investigadores e pesquisadores do mundo em que vivemos", defende.

Vestibular de Verão 2019 - As inscrições para o Vestibular de Verão 2019 da Unijuí estão abertas até o dia 25 de novembro. Inscreva-se e encontre o melhor de você!