Laura: a educação é inclusiva - Unijuí

Laura: a educação é inclusiva

Laura Mensch Pereira é egressa do curso de Ciências Biológicas da Unijuí e uma das protagonistas da campanha de Vestibular de Verão 2019. Laura atualmente atua como técnica-administrativa na Universidade e conta como superou seus limites e encontrou o seu melhor

Nada como um lugar democrático onde você possa ser o que é e, a partir disso, encontrar o seu melhor. Assim é a Unijuí, com seus mais de 30 trinta cursos diferentes, em todas as áreas do conhecimento. A Laura Pereira, por exemplo, escolheu para o seu futuro o curso de Ciências Biológicas, decisão tomada em 2011, durante o Profissional do Futuro, evento realizado todos os anos pela Unijuí para apresentar a estudantes do ensino médio os cursos da Universidade.

Laura iniciou o curso como cadeirante. Ela é portadora de osteogênese imperfeita, que provoca falta de cálcio nos ossos e, por conta disso, as atividades práticas do curso sempre foram desafiadoras, mas nada que impedisse o seu aprendizado e desenvolvimento como pesquisadora. Segundo ela, nunca perdeu nenhuma atividade a campo.

“Com a acessibilidade que a Instituição tem, eu consegui realizar todos esses desafios muito bem. Toda a Instituição, os professores e os colegas me deram apoio para que eu pudesse me graduar em 2016. Desde então eu trabalho aqui na Unijuí como secretária assistente”, comenta.

Após fazer exercícios de fortalecimento, ela passou a utilizar cadeira de rodas apenas para trajetos mais longos. A egressa trabalha como secretária no Departamento de Ciências da Vida da Unijuí e como integrante da Comissão de Ética no uso de animais da Unijuí. Laura também já atuou como técnica de laboratórios da Universidade.

“Aqui na Unijuí eu encontrei o melhor de mim. Eu cresci tanto pessoal, quanto profissionalmente. Eu acredito que todas as pessoas que têm um sonho podem superar seus desafios e conseguir conquistar as mesmas coisas que eu consegui, aqui nesse espaço da Universidade”, defende.

Dentro da Instituição, o Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (NAAI) auxilia no processo de inclusão de técnicos-administrativos e de apoio e também de estudantes com necessidades especiais, por meio de acompanhamentos, intervenções arquitetônicas, formações de pessoal, entre outros procedimentos.

A Unijuí é uma Universidade completa e pronta para receber todos os estudantes. Até o dia 25 de novembro estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão 2019. Acesse unijui.edu.br/vestibular e faça a sua inscrição.