Ensino a Distância: mercado busca profissionais que buscam aprimorar habilidades - Unijuí

Com um mercado cada vez mais exigente quanto às habilidades e aos conhecimentos dos profissionais, a graduação na modalidade de Ensino a Distância (EaD) torna-se uma opção interessante para quem busca formação superior. Pensado para um período caracterizado pela interação digital e pela rapidez das informações, os cursos da modalidade EaD da Unijuí são elaborados para encaixar na rotina de cada um dos estudantes.

Para Douglas Marques, sócio da Casa Treter, da Nuvoni Indústria de Software e da Hube Criativo, em Santa Rosa, formado em Administração pela Unijuí, o mercado tem buscado profissionais com mais habilidades e competências. “No atual contexto do mercado, serão as skills (habilidades), devidamente comprovadas, que farão a diferença na hora de se colocar ou reposicionar no mercado”, explica. Por isso, na busca por uma graduação, como no formato EaD, Douglas entende que não importa muito o modelo, mas como o aluno aplica o conhecimento que adquiriu.

Fabiana Haydée Pauser, gerente de Recursos Humanos das Lojas Hoje, também formada em Administração pela Unijuí, percebe que, para um profissional se diferenciar no mercado de trabalho, ele deve estar atento às oportunidades para desenvolver e aprimorar suas competências comportamentais e técnicas. “Hoje, quem não se adaptar, não se atualizar em meio ao acesso facilitado de conhecimento, que reduz distâncias e nos aproxima, está com certeza perdendo grandes oportunidades. O sucesso na busca de conhecimento passa pela atitude em se capacitar, em se desenvolver, seja de forma presencial, seja a distância, ou de forma híbrida, combinando essas duas formas”, afirma.

Assim como Douglas e Fabiana, Vilmar Scheer, diretor administrativo e financeiro do Hospital de Panambi, administrador com formação pela Unijuí, entende que, mesmo que a formação no modelo EaD possa ser uma alternativa para atender a necessidade de continuar evoluindo, é preciso que o acadêmico se empenhe. “Quando bem executada a formação, independentemente da maneira como uma instituição trabalha, o aluno precisa estar em busca de melhorias. Neste sentido, a formação a distância proporciona um modelo para que líderes em sua área de formação tragam mudanças significativas em suas organizações ou áreas de atuação no mercado”, conclui.

Inscrições

A Unijuí oferta 15 cursos de graduação a distância nas áreas de gestão e educação. Acesse www.unijui.edu.br/ead e confira datas, possibilidades e benefícios de estudar na Universidade.

Por Manuela Joana Engster, acadêmica de Jornalismo e estagiária da Agência Experimental Usina de Ideias