Centro de Educação Básica Francisco de Assis

Educação Básica

Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Projetos Especiais

Na Educação Infantil convivem crianças a partir de três anos. As professoras pedagogas contam com auxiliares pedagógicas e professores especialistas de outros campos de conhecimento nas rotinas escolares.

A Pedagogia da infância na EFA acredita que as crianças, desde pequeninas, são portadoras e construtoras de histórias, considerando as múltiplas interações sociais e as relações que as mesmas estabelecem com o mundo, influenciando e sendo influenciadas por este mundo. Com nosso trabalho, as crianças ampliam seu universo de ideias e hipóteses sobre aquilo que buscam desvendar. Para dar conta desse currículo, acontecem muitas saídas a campo, e pequenas viagens de estudo, há o enriquecimento com a linguagem musical, com o movimento corporal e com as tecnologias.

{gallery}/images/stories/agosto-2011/galeria81313416311/{/gallery}

Anos Iniciais

Os Anos Iniciais do ensino fundamental é marcado pelas descobertas do mundo. O ambiente de ensino é acolhedor, permeado pelo respeito à criança e à infância. As professoras procuram trabalhar conciliando a alfabetização com o letramento e assegurando às crianças a apropriação do sistema alfabético-ortográfico e a plena condição de uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita. As atividades acontecem tendo como referência as diferentes linguagens geradoras do conhecimento e interações que se estabelecem no grupo.


A
lém da professora regente participam do currículo professores especialistas dos saberes complementares de Educação Física: Dança, Ginástica Artística e Olímpica; Capoeira; Língua Estrangeira Moderna; Artes Visuais e Música. Ocorrem visitas, pequenas viagens de estudos, variadas experiências nos laboratórios da EFA/UNIJUI e em situações de aprendizagens em 'locus'.


{gallery}/images/stories/agosto-2011/galeria81313415961/{/gallery}

 

Anos Finais

Nos Anos Finais especificam-se as áreas de conhecimento através dos componentes curriculares. Amplia-se a habilidade de compreender o ambiente natural e social, a tecnologia, as artes e os valores em que se fundamenta a sociedade desenvolvendo a capacidade de aprendizagem, do fortalecimento dos vínculos de família, dos laços da solidariedade humana e da tolerância. Os alunos desfrutam da infra estrutura da Universidade: laboratórios, bibliotecas, salas especiais, auditórios, salão de atos, ginásio poliesportivo, bem como interagem com as outras mantidas como o Museu e a Rádio.

{gallery}/images/stories/agosto-2011/galeria81313416506/{/gallery}

 

 

Esse nível de escolaridade pressupõe um espaço/tempo em que o trabalho pedagógico possa considerar o estudante como sujeito da aprendizagem capaz de, pela interação com os professores, com os outros colegas, com objetos e materiais múltiplos de conhecimentos, exercer com responsabilidade o controle de seus estudos.

O trabalho dá-se pela vivência e pela reflexão sobre as necessidades da tecnologia e da humanização, na compreensão lúcida das novas realidades e pelo domínio de questões básicas da vida: a competência linguística, o raciocínio lógico e matemático, a iniciação científica, a consciência do meio ambiente, a visão histórica, a experiência artística, a formação ética, a construção da cidadania e a reflexão frente às possibilidades do mundo do trabalho.


{gallery}/images/stories/agosto-2011/galeria81313416684/{/gallery}

Esportes

Dança Escolar
Valoriza a dança como linguagem expressiva e comunicativa. Oportuniza vivências que destacam a dança enquanto sentimento, afeto e descoberta de si. Trabalhada no viés da improvisação, criação, construção de significados e repertórios.

Capoeira
Proporciona o autoconhecimento, valoriza as potencialidades e limites individuais que unidos a perspectiva de grupo deixam as aulas intensas em aprendizagens. Desenvolve a dimensão rítmica, emocional, física a partir do jogo, da dança e da luta, participa de eventos e promove eventos.

Judô
Apresenta-se como uma modalidade que intensifica os estudos das lutas, destacando a autodisciplina e o auto controle, aprendizagem de nomenclaturas específicas, convivência grupal, proporcionando a participação em eventos competitivos e não competitivos.

Pró-Volei
Modalidade que destaca a aprendizagem do voleibol. Alunos da EFA fazem aulas, após inscrição e sem custos, junto com a comunidade da ala oeste do município de Ijuí. Promovido pela Prefeitura Municipal de Ijuí e UNIJUI.

Grupo Mosaico

Criado em 2009, conta com a participação de todos os segmentos escolar (professores, estudantes, crianças, famílias, pais, colaboradores). Desenvolve momentos permeados pela música, expressão, dança, poesia, artes e lutas. Representa a EFA em aberturas de eventos na Escola e fora dela e cria, com a colaboração de todos, espetáculos bianuais.

Música

Presente como componente curricular e também em turno inverso destaca a aprendizagem de instrumentais diversos, a criação de banda escolar, banda marcial e canto coral.

Artes

Teatro
Promove encontro semanal que destaca o jogo dramático, a entonação, a criação e recriação de textos que subsidiam temáticas a serem socializadas na EFA e fora dela.